Evento realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, é considerado a Copa do Mundo da modalidade e consagrou o atleta que está invicto esse ano.
O Brasil está no topo do jiu-jitsu mundial. Pablo Barros, de Nova Friburgo, colocou de vez o município no mapa internacional da modalidade ao conquistar o Campeonato Mundial, organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). A entidade é uma empresa sem fins lucrativos que hospeda vários dos maiores torneios de jiu-jitsu brasileiro (BJJ) do mundo, incluindo o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado no último final de semana, em Anaheim, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos e dominado por Pablo.
Dono de uma academia no Espaço Arp, que serve como centro de treinamento para ele e outros atletas que estão sob sua tutela, Pablo Barros fez história nos Estados Unidos. Aliás, 2022 reservou ao atleta e professor o lugar mais alto do pódio. Nas 5 competições que disputou, foi vencedor em todas, entre elas, dois campeonatos Brasileiros (CBJJ) e o Mundial na maior competição de Jiu-jitsu, conquistado no último domingo, 11.
“Nada nesse mundo vem mole, e mesmo que você treine e se dedique ao máximo, pode acontecer lesões ou ficar doente. Fiz estratégia na primeira luta e não quis me arriscar com erros porque sei que como o meu gás estava fraco por conta de uma gripe que peguei, então tinha que economizar. Na final, eu dei os meus 120% porque queria muito o ouro”, comemorou no Instagram.
Não faltou torcida e incentivo. A corrente foi forte entre seus alunos, amigos e familiares. Em especial a esposa, Helena Ventura, que acompanhou de perto toda a competição, é uma grande incentivadora do atleta, a quem Pablo dedicou sua vitória e agradeceu pelo apoio, assim como seus patrocinadores.
“É como se fosse a Copa do Mundo de Jiu-jitsu. A ficha só cai quando você está no local. Quando eu ganhei, deu até fraqueza nas pernas, fico até arrepiado de lembrar. Deitei no chão e comemorei. É muito bom. Quero agradecer a todos que torceram e acreditaram nessa conquista, ninguém consegue nada sozinho. Nova Friburgo, sempre”, contou emocionado, com exclusividade ao EcoSerrano.
Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb