“Funcional, prático e ágil”, elogiaram os usuários
Lançado em outubro de 2020, o aplicativo da Defensoria Pública do Rio trouxe aos assistidos a possibilidade de atendimento virtual através de um celular. A inovação facilitou a busca por direitos para quem tem dificuldades de deslocamento e para os trabalhadores sem disponibilidade para o atendimento presencial.
Mais de 360 mil usuários estão cadastrados no aplicativo e quase 170 mil já foram atendidos. Os assuntos mais procurados envolvem pensão alimentícia, divórcio, falecimento familiar, ação indenizatória ou guarda. A facilidade para iniciar um atendimento jurídico é um dos principais elogios feitos por quem usa o aplicativo. “A parte da validação dos dados é uma segurança totalmente necessária. Acho que ele vai ajudar muito e muitas pessoas, principalmente nos locais onde o atendimento remoto está muito sobrecarregado”, relatou Leonardo Martins em uma das plataformas de download.
Para Diogo Leite Mesquita, coordenador de Sistemas Jurídicos da DPRJ, o aplicativo democratiza ainda mais o acesso à justiça para a população. “É mais uma porta de entrada ao atendimento da Defensoria”, afirma o coordenador.
O app da Defensoria é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android e iOS. Mais de 500 mil downloads já foram contabilizados nas lojas virtuais.
Texto: Matheus Reis / Defensoria Pública-RJ