Conta de luz fica mais barata a partir da próxima semana mais barata

29 visualizações

Governo anuncia recuperação de reservatórios, após país viver pior crise hídrica dos últimos 90 anos

O fim da tarifa extra para as contas de luz poderá fazer as contas dos consumidores residenciais caírem 18% no próximo mês, segundo informou o Ministério de Minas e Energia.

Na última quarta-feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou o fim das bandeiras tarifárias sobre as contas de luz. Por meio das redes sociais, Bolsonaro informou que a recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas fará o governo conceder bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16 de abril. 

O Ministério de Minas e Energia afirma que, com a manutenção das atuais condições de chuva, o governo trabalha com a perspectiva de bandeira verde até o fim do ano. 

Em setembro do ano passado, quando foi criada, a bandeira de escassez hídrica resultou no aumento de quase 50% em relação ao bandeira vermelha patamar 2. Com a crise do ano passado, o governo decidiu aplicar uma bandeira ainda mais alta, sem passar pela Aneel (órgão que determina o patamar das bandeiras na conta de luz).

Foi uma decisão do Ministério de Minas e Energia para cobrir os custos extras causados pela geração por termelétricas e não tem relação com a Aneel. Por isso, poderia ser revista a qualquer momento, como já defendiam alguns especialistas.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!