Dicas práticas para comprar produtos durante a Black Friday

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Período de desconto é terreno fértil para golpistas. Evite compras por impulso

No Brasil, a Black Friday vem conquistando cada vez um maior público de consumidores que buscam grandes descontos. No entanto, é necessário ter alguns cuidados ao sair à caça de ofertas, afinal, este período de promoções é terreno fértil para a atuação de golpistas.

Vejamos algumas dicas práticas para comprar neste período:

  • Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; verifique se essa compra não vai desequilibrar suas finanças.
  • Há um mês da data de início da “black Friday” (em torno de final de outubro), pesquise como estão os preços, para não acreditar em ofertas que na verdade, não existem (caso em que aumentam os preços um pouco antes, para dar o falso desconto nesta época).
  • Visite lojas diferentes e compare os preços dos produtos/serviços que pretende adquirir.
  • Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito atraentes. Em caso de dúvida, ligue para o SAC da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. Em 2016 o Procon encontrou numa rede social, o anúncio de uma TV por menos da metade do preço, supostamente ofertado por uma grande loja de varejo. Uma ligação para o SAC da empresa foi o suficiente para comprovar que se tratava de uma fraude. 
  • Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS.
  • Grave todas as telas e comunicações realizadas com o vendedor, para se resguardar.
  • O site deve conter o nome da empresa, CNPJ, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. Recomenda-se que o consumidor ligue para a loja para confirmar todos os dados.
  • Verifique se o site é seguro: no momento da compra/anúncio da oferta, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave, que também aparece na barra de endereço da web. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
  • Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a compra, após estas análises, não havendo necessidade de reafirmá-los por telefone ou mensagem.
  • Fique atento à reputação do vendedor. Pesquise depoimentos de consumidores, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.
  • Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. O print de tela (se a compra for virtual), também serve como prova.
  • Direito de arrependimento: nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. 
  • Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
  • Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.

Fique atento aos seus direitos!!

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