Interessados também poderão acompanhar de forma virtual.
Na manhã desta quarta-feira, 8, às 10h, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), vai transmitir a palestra do professor Hans Peter Beck, da Universidade de Berna, Suíça, intitulada “Fundamental Science for Society” (Ciência Fundamental para a Sociedade). O Dr. Hans Peter também atua como pesquisador no CERN, Organização Europeia para Pesquisas Nucleares.
A transmissão será realizada na sala Ruy Marques, UDT/LEMA, sala 105, Bloco II, no IPRJ (R. Hormindo Silva, 25 – Lagoinha), para quem quiser acompanhar de forma presencial.
A atividade é uma parceria entre o professor Dr. Bernardo Sotto-Maior Peralva do Laboratório de otimização e Aprendizado de Máquina do Instituto Politécnico, da Universidade de Berna (LOAM), no contexto do projeto de cooperação bilateral CNPq/SNSF 29/2018 e do Projeto de Internacionalização CAPES PRINT UERJ.
O link para assistir a palestra será este aqui. Mais informações através do email: [email protected]
Sobre Dr. Hans Peter Beck
Segundo o site Step, o professor Beck é um membro sênior e de longa data do Grande Colisor do CERN, onde desempenha papéis importantes nos maiores experimentos do LHC – ATLAS.
Em 2012, ele foi o principal cientista na descoberta da tão procurada partícula de Higgs – um dos avanços mais importantes do programa. A descoberta resultou em François Englert e Peter Higgs, os criadores da teoria que remonta a 1964, a receberem o Prêmio Nobel de Física de 2013, um ano após a descoberta. No dia de sua apresentação do Nobel em Estocolmo, o professor Beck fez um discurso detalhando os antecedentes e o significado da descoberta para uma audiência mundial no Noble Symposium, University of Oslo.
Tendo desenvolvido sua experiência em física, matemática e astronomia na Universidade de Zurique, ele estudou para seu doutorado no acelerador HERA da Deutsche Elektronen Synchrotron em Hamburgo, Alemanha. De lá, ingressou na Universidade de Berna, onde mais tarde foi nomeado leitor, cargo que ocupa hoje.
O professor Beck também leciona na Universidade de Friburgo (Suíça) sobre física de partículas e é o fundador do International Particle Physics Outreach Group (IPPOG), como uma colaboração internacional que incorpora 28 países, seis grandes experimentos em todo o mundo e o CERN.
Em setembro de 2017, foi eleito presidente da Swiss Physical Society, unindo físicos da universidade, escolas, pesquisa, desenvolvimento e indústria, promovendo o intercâmbio científico de ideias na Suíça e com seu ambiente internacional.
O entusiasmo sem limites de Hans Peter Beck e o desejo de inspirar o mundo sobre seu assunto e a importância do trabalho realizado no CERN levaram ao projeto Agora ‘Interactions’ (http://particlephysics.ch) que ele iniciou e foi fundado através do Swiss National Fundação, o Secretário de Pesquisa e Inovação dos Estados e a Academia Suíça de Ciências Naturais. Sob sua liderança, este projeto envolve estudantes do ensino médio, indústria e o público em geral como um todo. Sua missão espelha a do próprio professor Beck: “tornar sua fascinante pesquisa compreensível para o público interessado e debater seu significado para nossa sociedade junto com representantes de outros campos.