Dados do ISPTrânsito mostram mais de 17 mil acidentes no ano passado
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento, segundo o site oficial do Maio Amarelo, é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A cada 24h, três pessoas foram flagradas dirigindo embriagadas no Estado
Em 2021, 1.218 pessoas foram autuadas por dirigirem embriagadas ou sob efeito de drogas no estado do Rio de Janeiro. É o que mostra os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Segundo o ISP, isso significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram pegas bêbadas ao volante e mais de 2⁄3 desses motoristas tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte dessas ocorrências aconteceu na capital.
O painel ISPTrânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), analisa o número de vítimas e acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo colaborar com dados para o debate e a construção de um trânsito mais seguro. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu que o tema da campanha do Maio Amarelo de 2022 é “Juntos salvamos vidas”.