Há 30 anos, Nilséia Silva dedica-se a cuidar de cerca de 130 animais em Nova Friburgo
A protetora Nilséia Silva tem dedicado os últimos 30 anos de sua vida a cuidar de animais abandonados. Atualmente, a protetora de 62 anos passa por muitas dificuldades e tenta permanecer firme diante da sua missão e da responsabilidade de proteger mais de 130 cães e gatos.
Dona Nilséia, que sempre contou com ajuda de amigos fiéis e doações esporádicas de rações e itens de higiene, pede ajuda para toda a cidade. Segundo a protetora, sua tia que lutava contra um câncer há alguns anos foi vítima de um infarto fulminante há cerca de dois meses e não resistiu. Com a renda de sua tia, somada à solidariedade dos amigos e da venda de doces na rua, dona Nilséia tenta mantém o abrigo, mas agora a protetora vê o futuro ameaçado.
Luciana Pires é uma protetora de animais no Município e até o início do ano, era a subsecretaria de Bem Estar Animal. De acordo com Luciana, desde que conheceu Nilséia, em 2011, passou a ajudar a colega de causa. “Sempre mobilizei as pessoas para que pudessem ajudar com ração , castração e remédios. Somos gratos às pessoas que ajudam, mas a necessidade é diária. (Nilséia) Nunca teve ajuda de nenhum governo e sempre viveu sua luta com seus animais resgatados e muitas vezes abandonados em sua porta”.
Atualmente, dona Nilséia vive em Córrego Dantas e não tem conseguido manter a rotina de ir todos os dias para o Centro vender os doces que ajudam a custear a manutenção dos bichos. O abrigo possui cerca de mil metros quadrados e está legalizado.
“Eu acordo todos os dias às 05. Dou comida, dou água, cuido de todos eles e isso consome muito do meu tempo. Agora que estou sozinha, é ainda mais complicado. Eu também preciso comer, preciso comprar meus remédios e está sendo difícil seguir essa rotina”, lamentou a protetora.
“Animais não são coisas, são vidas que dependem de cuidados. Para aqueles que puderem lhe ajudar , adotando alguns dos seus bichinhos , apadrinhando alguns ou mesmo ajuda mensal, com certeza podem confiar pois Nilséia é uma pessoa íntegra, honesta e que dedica sua vida para cuidar desses anjos que só nos dão alegria”, se emociona Luciana.
As pessoas podem ajudar de diversos modos. Dona Nilséia disponibiliza seu contato para que as pessoas liguem ou enviem mensagens, através do número (22) 98839-0537, disponibiliza o PIX, caso queiram depositar diretamente: Chave: CPF / 92335322753 – Nilséia Fátima da Silva. Por fim, as pessoas podem ajudar comprando os produtos vendidos por ela no sinal. “Eu tenho ficado na Rodovia Presidente João Goulart, na altura do posto de gasolina ou perto do Corpo de Bombeiros”, disse a protetora.