Até o final do ano, concessionária pretende instalar mais 19 pontos para descarte do resíduo
Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, disponibilizou nove recipientes coletores, com capacidade de 50 litros cada, para armazenar o óleo de cozinha descartado pelos barraqueiros durante os dias de Carnaval. Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 70 litros do resíduo.
A ação faz parte do Programa Trata Óleo, implantado pela concessionária em janeiro deste ano, e que já soma um total de 106 litros de óleo de cozinha coletados. O objetivo é conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva.
“Até o momento, contamos com três pontos de entrega voluntária já implantados. O plano é que, até dezembro deste ano, mais 19 pontos sejam instalados e, até 2027, tenhamos um total de 112 pontos inseridos no município. A ação é muito importante, pois, além de minimizar impactos ambientais, gera renda para comunidade. A cada 2 litros de óleo depositados, 1 pasta caseira será destinada para entidades beneficentes do município”, destaca o líder de Sustentabilidade da concessionária, Bernard Vecci.
O óleo tem alto poder poluente se descartado de forma errada, pois 1 litro de óleo é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte do resíduo na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações tratamento de esgoto e redes coletoras, porque o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.
Aprenda como descartar o seu óleo de cozinha usado:
1º passo: após o uso, espere o óleo esfriar na panela.
2º passo: despeje o óleo na garrafa usando um funil (não precisa peneirar).
3º passo: feche bem a tampa para evitar vazamentos, e guarde a garrafa com o óleo em um lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor.
4º passo: assim que a garrafa estiver cheia, leve em um dos PEV da sua cidade, disponibilizado pelo Programa Trata Óleo e seus parceiros (confira os endereços no site trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br)
Acesse o site do Trata Óleo para saber mais: https://trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br/
A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.
Redes Sociais do EcoSerrano
1 comentários
É o projeto da Nagda Florêncio? Ela luta por isso há anos! Coletar e fazer sabão como fonte de renda para pessoas menos favorecidas. Parabéns pra ela!