Águas de Nova Friburgo realiza cerimônia de premiação do projeto Trata Óleo nas Escolas

652 visualizações

Concessionária conseguiu, através do projeto, sensibilizar estudantes e educadores por meio de uma cartilha e atividades sobre o descarte adequado do óleo de cozinha usado

Águas de Nova Friburgo, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Educação, premiou, na última segunda-feira, 11, as quatro escolas que participaram da primeira edição do projeto “Trata Óleo nas Escolas” e o aluno vencedor do concurso, que escolheu o nome para o Ponto de Coleta Voluntária (PEV). O evento ocorreu no auditório do Complexo Nossa Senhora das Graças.

Ao longo de seis meses de projeto, estudantes e educadores foram sensibilizados por meio de uma cartilha e atividades sobre o descarte adequado do óleo de cozinha usado. PEVs foram instalados nas unidades escolares, com objetivo de arrecadar a maior quantidade de óleo em uma competição. A Escola Municipal São José conquistou o primeiro lugar, arrecadando 196 litros de óleo, seguida pelas escolas municipais Jardel Hottz (176 litros), Padre Rafael (96 litros) e Pastor Schlupp (36 litros). As escolas foram premiadas com notebooks, caixas de som e microfones.

Ainda no projeto, foi lançado o concurso para dar nome ao Ponto de Coleta Voluntária. Quatro nomes foram sugeridos pelos alunos das unidades escolares. O concurso contou com mais de 800 votos, e o nome escolhido, com 218 votos, foi “Fritus”, indicado pelo aluno Davi Werneck Raposo, da Escola Municipal Pastor Schlupp, que recebeu uma bicicleta como prêmio.

A diretora da concessionária, Danielle Moreira, destacou o compromisso da empresa em promover educação ambiental no município.

“Além do ‘Amigos da Água’, realizado há onze anos na cidade, agora contamos com o “Trata Óleo nas Escolas”, outra iniciativa para formar jovens mais conscientes dos cuidados com o meio ambiente”, diz.

O prefeito Jhonny Maycon esteve presente no evento, realizou a entrega dos prêmios e elogiou a iniciativa.

“O programa é mais uma frente para levar informação aos alunos e familiares. Essas crianças serão responsáveis por garantir um futuro mais digno para as futuras gerações. Muito obrigado por mais essa parceria entre a prefeitura e a concessionária”, concluiu o prefeito.

Até o momento, já foram recolhidos mais de 1.500 litros por meio dos 18 PEVs implantados pela concessionária no município, em parceria com a empresa Renova Oil. A meta é alcançar 46 PEVs até o final de 2024. Cerca de 600 barras de sabão, resultantes da reciclagem do óleo usado, foram distribuídas para instituições de caridade, unidades escolares e em outras ações.

O óleo apresenta alto poder poluente se descartado de forma inadequada, pois 1 litro é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte na rede de esgoto, além de prejudicar o meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto e redes coletoras, pois o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização do EcoSerrano, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram

Grupo de Whatsapp 3

Grupo de Whatsapp 2   

Grupo de Whatsapp 1  

Instagram: @ecoserrano

Facebook: @ecoserranoo

Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies