Ausência da Prefeitura na principal feira de turismo do continente, em Gramado-RS, chama atenção. Petrópolis e Teresópolis compareceram

106 visualizações

Mais de 20 países marcaram presença. Sec. de Turismo, que esteve na cidade gaúcha em agosto, pode ter deixado escapar oportunidade de promover o setor. Prefeitura não respondeu se tinha conhecimento da Festuris e o que de concreto surgiu da viagem ao sul há três meses

No último final de semana, aconteceu a 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), considerado o melhor evento de negócios turísticos das Américas. O evento acontece na cidade gaúcha de Gramado, conhecida por sua beleza, organização e exemplo de planejamento e gestão. Estiveram presentes diversas empresas e prefeituras de todo o país, além de representantes de diversos países vizinhos.

Entre outros municípios, estiveram na 34ª edição da Festuris, Petrópolis, Teresópolis, da região serrana do Rio de Janeiro. Chamou a atenção a ausência da Prefeitura de Nova Friburgo no evento, mas a cidade não ficou sem representante. Wania Monnerat, que presta consultoria na área de Turismo, se juntou ao núcleo da serra carioca.

Em 24 mil m² de área construída, a Feira de Negócios reuniu mais de 2,5 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Outros indicadores do sucesso desta edição do Festuris foram as metas de vendas que ultrapassaram em 15% os números de 2019 (ano da última edição).

“Isso mostra o potencial do setor de turismo que tem respondido de forma imediata de eventuais problemas que enfrenta”, afirmou Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris ao site Turismo em Foco.

“Ter participado da Festuris é uma viagem por vários destinos brasileiros e internacionais que estão ofertando experiências autênticas e com muita qualidade. O tema do Meeting deste ano “Ressignificando o Turismo” proporcionou conteúdos muito relevantes e principalmente as tendências para o setor de turismo. E ter o período da feira alinhado ao Natal Luz de Gramado é um encantamento à parte”, contou Wania, ao EcoSerrano.

Números que impressionam

A 34ª edição contou com mais de 8 mil participantes, 10 mil reuniões de negócios, mais de 30 mil palestras, teve a adesão de mais de 20 países e contou com a cobertura de 450 jornalistas e influenciadores.

Tal importância parece não ter chamado a atenção da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo. O Secretário de Turismo e Marketing, Renan Alves, que é tecnólogo em Marketing, e o Prefeito Johnny Maycon, estiveram na cidade gaúcha em agosto para conhecer o Plano de Desenvolvimento Turístico, discutir os investimentos no setor, entre outras agendas para diferentes setores.

À época, a menos de três meses do principal evento de negócios turísticos do continente, causou estranheza que a Secretaria de Turismo não tenha colocado em seu radar enviar representantes para montar um stand na edição e divulgar Nova Friburgo.

Sem grandes explicações

Por meio do Secretário de Ciência e Tecnologia, André Montechiari, o gestor da pasta de Turismo informou que tanto o prefeito de Gramado quanto a secretária de turismo de lá estarão em Nova Friburgo em janeiro de 2023. A nota não fez menção a Festuris.

“A secretaria de Turismo vem desenvolvendo um trabalho sólido a cada dia, buscando diálogo com trade dentro e fora do estado do RJ. Houve uma troca de experiência com a ida do prefeito Johnny e o secretário de turismo Renan a Gramado para o conhecimento do plano de gestão turístico que ao longo do tempo desenvolveu Gramado para ser a potência que é hoje, em janeiro o prefeito de Gramado Nestor e a secretaria de Turismo Rosa Helena vão estar em Nova Friburgo para firmarmos ainda mais os laços e desenvolvermos projetos em parceria para que o turismo de Nova Friburgo avance cada dia mais.”, disse a nota.

Também não foi mencionado os motivos que levaram o Município a se ausentar da Festuris, se a secretaria tinha conhecimento deste evento e que troca de experiências ocorreram, de fato, durante a viagem em agosto.
O EcoSerrano levantou exatamente estes questionamentos ao secretário de turismo, Renan Alves, ao Prefeito Johnny Maycon e a Subsecretaria de Comunicação (Secom), mas até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta.

Fica a dica

No site oficial da Festuris, é possível ter acesso a diversas informações sobre os eventos passados, o balanço da 34ª edição, além dos caminhos que precisam ser feitos para ser um dos expositores.

No site também é possível ver que a 35ª edição já tem data para acontecer. Anote aí: 9 a 12 de novembro de 2023.

Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies