Dia Mundial da Limpeza será neste sábado com ações também em Nova Friburgo

122 visualizações

Movimento global acontece em novo formato na cidade e em novo local, convidando os moradores para o descarte correto e consciente

O Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado, 17. Nova Friburgo é uma das cidades brasileiras participantes e vai promover ações de limpeza e descarte de resíduos, além de roda de conversa. Tudo isso no novo local voltado à sustentabilidade no município: o Espaço Arp.

Toda cidade participante possui lideranças para impulsionar a ação. Por aqui, o Organokits, Festival da Sustentabilidade e Espaço Arp, por meio do projeto SustentArp, se unem para liderar a atividade. Contam com o apoio do Clube do Humus, Reciclotron, Descubra Nova Friburgo, Cerveja Serra Carioca e BR4 Branding.

Nova Friburgo faz parte do CleanUp Day desde 2019. A edição deste ano acontecerá em formato drive thru. Ou seja, moradores da cidade poderão levar até o empreendimento multiuso resíduos guardados em casa e que não sabem como ou onde descartá-los corretamente. São eles:

– Vidros. Exemplo: garrafas (long neck, vinho e demais bebidas) e também potes (como de azeitona, palmito, etc)

– Resíduo eletrônico. Exemplo: computadores, celulares, tablets, componentes de informática, cabeamento, periféricos de informática e também pilhas e baterias

– Roupas velhas: Aquelas que não servem mais para doação por estarem rasgadas, puídas e/ou manchadas

– Óleo de cozinha: Exclusivamente acondicionado em garrafa pet com tampa bem fechada

A entrega dos resíduos começa às 9h e segue até às 12h, no Arp Garten (ao final do bloco 11). A partir do meio-dia se inicia a contabilização dos objetos e aferição de resultados.

Ainda na programação, acontece às 12h30 a roda de conversa com o tema “Apontamentos para um planejamento comunitário em relação aos resíduos sólidos da região”. A participação é gratuita, aberta ao público e também acontece no Espaço Arp.

Sobre o movimento

O Dia Mundial da Limpeza começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia reuniu 50 mil pessoas naquele dia.

Hoje, é um movimento cívico que une 191 países e mais de 60 milhões de pessoas para limpar o lixo das ruas, praças, rios e praias em um único dia. O Dia Mundial da Limpeza, porém, não se trata apenas desses mutirões de limpezas, mas de uma rede forte e única de pessoas que querem promover a mudança e a conscientização.

No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do it! e pela Teoria Verde. São cerca de 1.200 cidades brasileiras participantes e mais de 303 mil toneladas de lixo retirados. Este é o quinto ano do movimento em território nacional.

Saiba mais, se torne um voluntário ou uma liderança – https://limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!