É amanhã! Mostra da Socioagrobiodiversidade: “Plantas aromáticas e ervas medicinais” é o tema da 2ª edição

201 visualizações

Evento é gratuito e acontece no neste sábado dia 11 de março na Usina Cultural Energisa Nova Friburgo

Plantas aromáticas e ervas medicinais – esse é o tema da 2a edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade que acontecerá neste sábado (amanhã), 11 de março, das 9h às 19h, na Usina Cultural Energisa Nova Friburgo, com entrada gratuita. Será um dia inteiro com ampla programação que contará com atividades como a Feira Biocultural, Oficina Socioeducativa, Roda de Conversa, Exposição Fotográfica e apresentação de Expressão Cultural.

Esse é o segundo tema, do total de seis, que faz parte da Mostra da Socioagrobiodiversidade, que acontecerá até julho, sempre no segundo sábado de cada mês. A temática “Plantas aromáticas e ervas medicinais” traz abordagens em saúde popular que envolve o autocuidado, terapias integrativas, cosmética natural, o cultivo, o uso e a produção de plantas aromáticas e/ou ervas medicinais (óleos essenciais, substâncias terapêuticas e/ou de cura); além da explanação dos saberes tradicionais e o uso de ervas, remédios caseiros, pomadas, tinturas, chás, erveiras, parteiras, rezadeiras, etc.

A Oficina Socioeducativa abordará “A medicina de quintal” como tema e será ministrada pela veterinária e educadora ambiental, Jane Mattos, que atua há mais de 15 anos com tinturas, óleos essenciais, hidrolatos e extratos vegetais. Já a Roda de Conversa contará com as presenças de Grasiele Nespoli, pesquisadora da Fiocruz e da UFRJ (Instituto Nutes), que falará sobre “Educação, Saúde e Plantas Medicinais”; Ianielle dos Santos, produtora rural e integrante da Redefitovida Serrana, que abordará o tema “Saúde Popular”; Frederico Reis, instrutor do Instituto de Homeopatia e Terapias Populares (IHTEPO), que conversará sobre “Homeopatia Popular”; tendo como mediadora, Maria José Porto, proprietária da empresa Herbal Lumiar.

Ainda faz parte da programação a Exposição Fotográfica, com registros de acervos particulares de Alê Rifan, Anderson Möller, Cheiro de Deus; Coletivo Grãos de Luz; Magueutika; Mãos de Luz; Marcelo da Graça; Maria Luiza Campos; Redefitovida Serrana; Sítio Recreio e Terra Yporã. Todas as fotografias com abordagens da socioagrobiodiversidade regional.

Outra atração interessante será a apresentação da Expressão Cultural com a Folia de Reis Mirim “Bandeira Pena de Ouro”, do Alto de Olaria, formada por cerca de 30 crianças e jovens com idades entre 6 e 17 anos. A mestra da folia, Gabriella Laudelino, que reza as profecias e toca a sanfona, tem apenas 16 anos, e é a responsável por manter a tradição familiar de gerações.

Nesta segunda versão da Mostra acontecerá a apresentação do Coletivo Grãos de Luz, um grupo guardião dos saberes tradicionais dos erveiros, benzedeiras/rezadeiras e parteiras do distrito de Lumiar, em Nova Friburgo.

Assim como aconteceu no primeiro encontro, essa edição terá 17 expositores na Feira Biocultural, com diferentes formações e atuantes na cadeia da Socioagrobiodiversidade, que estarão expondo produtos, atividades, experiências ou ações de base sustentável.

Expositores

  • Bertha Regina Ignácio (terapias naturais, tinturas, unguentos e pomadas de plantas medicinais);
  • Jane Luci Mattos (cosméticos artesanais, perfumes botânicos e tinturas fitoterápicas);
  • Rosana Oliveira Gonzaga (jardim sensorial); Suzana Nogueira Orenstein (óleos essenciais e hidrolatos);
  • Christiane Azevedo Rodrigues (cosméticos naturais, chás orgânicos e produtos de bem estar e higiene);
  • Ianielle Moreno dos Santos (saúde popular e ervas medicinas); Herciliane Vieira de Souza (biocosméticos);
  • Ana Maria Alves Pereira (óleos essenciais, hidrolatos, spray de ambiente e sabão);
  • Patrícia Guedes Benevides (xaropes, tinturas, pomadas, óleos, garrafadas, sal de ervas, licores de frutas e flores, geleias e incensos naturais);
  • Maria Luíza Borba do Nascimento (pomadas, livretos e livros);
  • Flávia Martins e Geraldo Reis (vinagres, vinhos, óleos essenciais e hidrolatos);
  • Maria Luiza Campos (quintal comunitário de plantas e ervas medicinais);
  • Fernanda Bochat Veronese (cosméticos naturais, cremes, loções, séruns, sabonetes, incensos e velas);
  • Maria Clara Adnet (quintal agroecológico comunitário com plantas e ervas, mantido por voluntários);
  • Maria José Porto (biocosméticos veganos, aromaterapia, saboaria natural, aromaterapia e óleos essenciais);
  • Victor Araújo (ervas medicinais frescas e mudas de ervas);
  • Fernanda Machado Telles (sabonetes, pomadas, óleos corporais, repelente e outras medicinas corporais aromáticas).

Para os organizadores da 1a Mostra da Socioagrobiodiversidade, a primeira edição, que aconteceu em fevereiro, foi um grande sucesso. Todas as edições acontecem em apenas um dia, e na primeira versão, o evento atingiu um público de aproximadamente 400 pessoas. A Oficina Socioeducativa teve a participação de mais de 30 pessoas e a Roda de Conversa aproximadamente 50 pessoas, acima das expectativas”, comenta Scheila Santiago, uma das produtoras do evento.

Para Márcia Lobosco (professora e coordenadora pedagógica), “o primeiro encontro foi muito especial. Durante as 10 horas do evento, o espaço destinado aos expositores tinha cores e aromas de produtos diversos cultivados e/ou processados por produtores de Nova Friburgo e região, expressando a diversidade e preocupação com agroecologia. A Roda de Conversa contou com trabalhos relativos à agrofloresta e agricultura familiar e revelou, entre as demandas do grupo (produtor e consumidor) a necessidade de organização em rede que promova a divulgação dos serviços e produtos oferecidos, visando um consumo consciente e sustentável”, declarou a consultora para publicação impressa da Mostra.

A 1a Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.

Horários

(Programação sujeita à alteração)

9h – Abertura da segunda edição da 1a Mostra da Socioagrobiodiversidade;

9h às 19h – Feira Biocultural (produtores locais e regionais) e exposição fotográfica – acervos particulares de: Alê Rifan, Anderson Möller, Cheiro de Deus; Coletivo Grãos de Luz; Magueutika; Mãos de Luz; Marcelo da Graça; Maria Luiza Campos; Redefitovida Serrana; Sítio Recreio e Terra Yporã;

9h15 – Apresentação do Coletivo Grãos de Luz (Teatro);

10h às 12h – Oficina Socioeducativa: “A medicina do quintal”, com Jane Mattos

(Terraço);

14h às 16h – Roda de Conversa – Experiências (Salão Nobre)

Grasiele Nespoli – pesquisadora da Fiocruz e da UFRJ (Instituto Nutes) falará sobre

“Educação, Saúde e Plantas Medicinais”; Ianielle dos Santos – da Redefitovida Serrana, que abordará o tema “Saúde Popular”; Frederico dos Reis – instrutor do Instituto de Homeopatia e Terapias Populares (IHTEPO), que conversará sobre “Homeopatia Popular”; Maria José Porto (Mediadora) – proprietária da empresa Herbal Lumiar

17h – Expressão Cultural (Teatro) Apresentação da Folia de Reis Mirim “Pena de Ouro”.

19h – Encerramento

Serviços

1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade

Tema da 2a edição: Plantas aromáticas e ervas medicinais

Data, hora e local: 11 de março de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural

Nova Friburgo (entrada pela Rua Dante Laginestra – Centro)

Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável.

Entrada franca

Facebook: socioagrobiodiversidade.nf

Instagram: @socioagrobiodiversidade_nf

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)  
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!