EcoModas: Friburgo pode perder Viveiro Florestal

Publicado: Última atualização em 231 visualizações

Por falta de incentivos, projeto de sustentabilidade, localizado no Parque Municipal Juarez Frotté, pode ser fechado

Implantado com recursos próprios e com o financiamento de amigos e parceiros, o Viveiro Educandário da EcoModas no parque municipal está enfrentando dificuldades para que o projeto seja mantido com a eficiência necessária. Precisa-se renovar a tela de sombreamento, refazer jardim e realizar a manutenção para manter-se sempre ativa para atender o público nas ações ecológicas.

O referido local, no qual produzem-se mudas de árvores da Mata Atlântica e cujas mesmas são disponibilizadas para a população de Nova Friburgo, visando preservar nascentes e matas ciliares, é também um projeto inovador, pois reutiliza-se cones de linhas de costura industrial vazios que iriam pro lixo. Mais de 35 mil mudas já foram disponibilizadas e plantadas na região por conta do projeto.

O Viveiro Educandário, com mais de cinco anos de existência no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha, é também um ambiente de educação ambiental. O projeto já recebeu mais de 800 crianças ao longo da sua existência e é premiado em âmbito nacional.

“Tendo em vista Nova Friburgo ser considerada a Capital de Moda Íntima do Brasil, consequentemente gera-se centenas de toneladas de resíduos têxteis mensalmente. Neste sentido, tal iniciativa da EcoModas é genial não apenas no que tange a produção de mudas nativas e educação ambiental, como é uma grande solução sustentável para o segmento de moda e que precisa ser valorizado por todos, desta cidade principalmente”, dizem Alex e Adriana Santos, responsáveis pela EcoModas e pelo projeto.

A EcoModas, que realiza inúmeras iniciativas socioambientais pela cidade, tem se tornado o maior patrocinador das ações que visam envolver a comunidade em ações de conscientização ambiental. Inclusive, fundou a primeira Escola de Sustentabilidade do Estado com o objetivo de ser um ambiente para fomentar a cultura da sustentabilidade e que, infelizmente, também vem enfrentando dificuldades pela falta de apoio. Para se manter ativa, a mesma vem desenvolvendo produtos ecológicos que são vendidos em sua sede e que ajudam nos custos administrativos do projeto, assim como aluguel, luz e outros.

Recentemente, o ator Mateus Solano, reconhecido nacionalmente por conta das novelas da Globo, filmes e espetáculos teatrais, ficou sensibilizado com a causa EcoModas e gravou um vídeo falando da importância do projeto para a cidade de Nova Friburgo e para o mundo.

Mutirão de Limpeza no Parque Municipal

O parque Municipal Juarez Frotté, é frequentemente palco de mutirões de limpeza organizados por montanhistas, pessoas ligadas ao meio ambiente e demais voluntários simpáticos às causas ambientais.

Muitos desses mutirões tem como parceiro a EcoModas, como o “Mutirão da Molecada”, em parceria com o Centro Excursionista de Montanhas de Nova Friburgo. Foi um dia para realizar a coleta de resíduos nas montanhas daquela região. “O idealizador desta fantástica iniciativa é o montanhista conhecido como Mr. Bean, que já há alguns anos vem reunindo pessoas para promover a preservação ambiental em Nova Friburgo. Nesta ocasião, a EcoModas levou mudas e frutas e distribuiu entre todos os presentes. Também sorteamos um copo reutilizável e colecionável da EcoModas. Como resultado deste dia maravilhoso, muito lixo foi coletado nos arredores do Parque Municipal. Parabéns @mutiraodamolecada e muito obrigado pela atitude maravilhosa!”, postou o perfil da EcoModas.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies