Ilhas Cagarras completa 15 anos e inaugura nova trilha no Rio de Janeiro - Foto Divulgação

Icônico cartão postal do Rio faz aniversário e população ganha presente

577 visualizações

Atrativo turístico ganhou uma nova trilha, considerada o maior percurso urbano da América Latina

O Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), um dos mais icônicos cartões-postais vistos da orla de Ipanema, completou 15 anos de existência como Unidade de Conservação Federal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para marcar a data, o local ganhou uma lancha própria para ações de gestão e fiscalização, além de um novo e importante atrativo turístico: o primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca, considerado o maior percurso urbano de trilha da América Latina.

A celebração, que aconteceu na Praia de Copacabana, no Posto 6, contou com bolo, convidados especiais e uma programação educativa. Destaque para a participação da bióloga Luciana Fuzetti, que vestida de sereia, ministrou uma aula de educação ambiental e pesca artesanal ao lado dos pescadores Marcos Santana e Marcos Antônio de Sousa, numa parceria com o projeto Mar de Conhecimento. Uma piscina exibiu animais marinhos vivos como baiacu, ouriço-do-mar e estrela-do-mar, encantando o público presente.

Trilha Transcarioca avança para o mar

Com aproximadamente 1 km de extensão, o novo trecho da Trilha Transcarioca está sendo implementado na Ilha Comprida, uma das quatro ilhas do arquipélago. A caminhada será realizada sobre costões rochosos e trechos de Mata Atlântica insular. A previsão é de que a inauguração oficial aconteça em agosto, com sinalização adequada e controle de visitação. Os interessados poderão contratar guias na Colônia de Pescadores Z13 ou agências credenciadas junto ao MONA Cagarras.

A partir daí, a pessoa chega até a Ilha Comprida, faz o desembarque e se conecta com o trecho insular da Transcarioca, seguindo toda a sinalização que já estamos instalando, explicou Breno Herrera, gerente do ICMBio.

Segundo o órgão, mais de 40 condutores já estão credenciados para atividades de mergulho na região.

Um paraíso ecológico no coração do Rio

Localizado a cinco quilômetros da costa carioca, o arquipélago é composto pelas ilhas Palmas, Comprida, Cagarra e Redonda, além das ilhotas Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. A área de proteção ao redor das ilhas abrange cerca de 91,23 hectares e preserva um dos mais ricos ecossistemas marinhos da costa brasileira.

A unidade é habitat de cerca de 10 mil fragatas (Fregata magnificens), formando o maior ninhal da espécie no Atlântico Sul. Também é reconhecida como ponto de abrigo para baleias, golfinhos e orcas, o que reforça seu papel ecológico. Em reconhecimento à sua importância, o MONA Cagarras foi declarado um “hope spot” (ponto de esperança) pela organização internacional Mission Blue Alliance.

Tatiana Ribeiro, chefe do MONA, celebrou o momento:

Essa é uma data muito simbólica para nós. Estamos prestes a alcançar nossa maioridade no mundo da conservação marinha. O MONA Cagarras foi a primeira unidade de proteção integral marinha no Rio. Somos mais uma ponta no mosaico de unidades que ajudam a proteger os oceanos.

Nova embarcação fortalece a fiscalização

Como presente de aniversário, o arquipélago recebeu uma lancha inflável com cabine e dois motores, com capacidade para até 13 pessoas. O novo barco foi adquirido com recursos de compensação ambiental e será fundamental para ampliar a atuação do ICMBio na fiscalização, gestão e preservação do local.

A iniciativa fortalece o papel do MONA Cagarras como referência nacional na conservação marinha e promove o turismo ecológico de forma segura e sustentável.

Reportagem com base nas informações do jornal O GLOBO

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies