Premiação foi conferida aos municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu pelo Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria de Destaques do Turismo 2022 – Troféu Professor Fernando Malta
O Parque Estadual dos Três Picos rendeu premiação às cidades de Nova Friburgo e de Cachoeiras de Macacu na categoria “Atrativo Natural” do Prêmio Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria de Destaques do Turismo 2022 – Troféu Professor Fernando Malta. Situadas na Região Serrana do Rio, os municípios têm parte de seus territórios inseridos na unidade de conservação, a maior do Estado do Rio, e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
“Esse prêmio vem para parabenizar a atitude assertiva que o órgão ambiental estadual teve ao criar o parque e também é fruto do empenho do órgão ao promover, por meio de políticas públicas, os cuidados e melhorias no parque com o objetivo de proporcionar ao visitante conforto e segurança”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque dos Três Picos, Rominique Schmidt.
Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos também abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas além de preservar espécies de fauna do bioma.
Em Nova Friburgo, dentre os atrativos que o parque oferece está a trilha Cabeça do Dragão localizada no Vale dos Deuses.Com nível de dificuldade leve, o percurso de ida e volta pode ser feito em cerca de 2h30. No trajeto, o visitante poderá observar o mirante natural para a Caixa de Fósforos Três Picos onde está situado o ponto mais alto da Serra do Mar.
A trilha do Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, é um outro atrativo muito procurado pelos visitantes. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho, uma caverna. O destaque desse percurso é a árvore Jequitibá, considerada o símbolo da cidade, que possui quase 40 metros e existe há pelo menos mil anos.
A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.
Redes Sociais do EcoSerrano
Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)
Grupo de Whatsapp 1 (lotado)
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano