Programação de Natal começa nesta sexta-feira com “Acender das Luzes”

196 visualizações

Às vésperas da cerimônia, o Município divulgou a grande parte da agenda de eventos com objetivo de trazer turistas e encantar friburguenses. Sem “plano B” para chuvas, Secretário brincou por “apelar às forças espirituais”. Trânsito terá mudanças na Av. Alberto Braune

Começa nesta sexta-feira, 25, oficialmente, o Natal em Nova Friburgo. A partir das 18h, na Praça Demerval Barbosa Moreira, haverá a cerimônia para acender as luzes decorativas de Natal, sob o comando da Banda Real Euterpe Friburguense. Com o objetivo de atrair turistas e se tornar referência daqui há alguns anos, o Município esperou até a véspera da data para divulgar os detalhes desta que promete ser a mais bonita decoração de Natal da cidade, dos últimos anos.

O “Acender das Luzes”, continua em diversos pontos do centro da cidade como na Praça Getúlio Vargas, das 19h às 19h30. Na Praça do Suspiro haverá o “Jardim das Memórias”, um espaço para lembrar as vítimas da covid-19, cuja iluminação será acesa a partir das 19h30, com apresentação do grupo Siloé. As avenidas Comte Bittencourt e Dr. Galdino do Valle Filho recebem sua iluminação das 20h30 às 21h, com encerramento do roteiro de luzes na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, às 21h.

“Queremos ocupar um lugar de destaque em âmbito nacional. Sem dúvida, na parte regional, já temos esse destaque. Fomos a Gramado para buscar inspiração, entender como é feita a parte de planejamento e fizemos o maior investimento da história do Município. Quanto maior o investimento, mais o poder público coopera para que possamos desenvolver economicamente, turisticamente, aumentando a empregabilidade, gerando maior renda e consequentemente mais recursos nos cofres do Município para que possamos avançar nas políticas públicas da nossa cidade.”, disse Johnny Maycon na coletiva de imprensa.

O Secretário de Turismo, Renan Alves, destacou o investimento de R$ 2,6 milhões na compra de 89 itens de decoração. “Optamos pela compra porque nosso objetivo é ter um grande acervo e poder reutilizar nos próximos anos. O que nós compramos no ano passado, que foi basicamente a parte de iluminação natalina, estamos reaproveitando este ano. Queremos estabelecer uma base profissionalismo nessa parte natalina para que ela se consolide, inclusive, para as gestões futuras”. 

Sobre essa questão, no entanto, o secretário afirmou que, apesar de ter sido feito um estudo preliminar para definir se a aquisição dos itens seria por aluguel ou compra, este estudo não contemplou uma projeção da expectativa do retorno deste investimento. “É algo subjetivo, não tem como a Prefeitura precisar ou projetar, porque o retorno acontece de forma indireta através da ocupação hoteleira, restaurantes e lojas”. Renan disse ainda que a divulgação da festa, que pretende atrair turistas, tem sido feita através das redes socais da Prefeitura, de parceiros, Rota 116, na Niterói-Manilha e busdoor.

Desfiles

A grande novidade deste ano está por conta dos desfiles de natal que vão acontecer aos sábados (exceto a última apresentação, dia 23), às 20h, na Avenida Alberto Braune. Com um corpo artístico de mais de 60 pessoas, coordenados por Eduardo Bueno, o desfile terá a duração de cerca de 45 minutos, aos moldes do Carnaval friburguense.

As apresentações terão o mesmo enredo e, portanto, quem perder os primeiros desfiles terá a oportunidade de vê-lo nos finais de semana seguintes, assim como as pessoas que quiserem revê-lo.

Trânsito

Segundo o Secretário de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Renato Souza, a pasta prepara um esquema especial para reduzir os impactos no trânsito friburguense. A Avenida Alberto Braune, assim como as ruas no seu entorno terão trânsito interrompido 1h antes do inícios dos desfiles. “Alguns trechos da avenida serão liberados conforme for acontecendo o desfile. Na Rua Augusto Cardoso estamos fazendo tratativas com a Secretaria Estadual de Obras para liberar o entroncamento com a Rua José Eugênio Muller. após o desfile para melhorar a fluidez do trânsito”, disse.

“Apelando para forças espirituais”

Diante da época de chuvas, os gestores foram questionados a respeito de um possível “Plano B”. Somente o secretário de Cultura, Daniel Figueira, soube responder sobre este ponto, mas para determinados eventos sob responsabilidade da pasta. “Normalmente é um período complicado. Sempre utilizamos a Estação Livre com Plano B. Se chover, vamos tentar utilizar aquele espaço que comporta melhor. Nos distritos iremos pontos a ponto e iremos construir um Plano B. Em São Pedro da Serra irá acontecer em uma quadra que é área coberta, em Lumiar, vai acontecer no coreto, podemos improvisar uma tenda.”

“No caso do acendimento das luzes infelizmente não teremos como (ter um plano B), então se for o caso podemos atrasar esse acendimento”, disse o Prefeito.

“No desfile, estamos torcendo para que não chova, estamos apelando para forças espirituais. Ainda não temos um galpão, como é lá em Gramado”, brincou o secretário de Turismo.

A programação completa, pode ser encontrada no site https://natal.novafriburgo.rj.gov.br/

Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Redes Sociais do EcoSerrano:
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Youtube: EcoSerrano

 

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!