O maior evento de sustentabilidade da região está de volta nos dias 9, 10 e 11 de setembro, na Praça do Suspiro
O Festival da Sustentabilidade retorna ao modelo presencial e realiza sua 7ª edição nos dias 9, 10 e 11 de setembro. O maior evento de sustentabilidade da região acontecerá mais uma vez na Praça do Suspiro, no centro de Nova Friburgo.
A iniciativa tem o objetivo de divulgar e reunir ações e pessoas de diversos setores da cidade, unindo o desenvolvimento e o modo de vida sustentável à economia.
Durante os três dias são oferecidas oficinas, palestras, música ao vivo, em uma programação inteiramente gratuita. O local conta ainda com espaço gastronômico, expo sustentável e o Mercado Central Sustentável, com produtores locais do setor orgânico e natural.
Arquitetura e construção civil de baixo impacto, cidades inteligentes, energias alternativas, gestão hídrica, gestão de resíduos sólidos, agroecologia, agricultura familiar sintrópica e negócios sociais são alguns dos temas que ganham destaque nas atividades.
Em breve a programação completa vai ser divulgada. Fique de olho nas redes sociais do Festival da Sustentabilidade e do Instituto Pindorama.
Sobre o festival
O Festival da Sustentabilidade é uma iniciativa da Br4 Branding & Eventos e do Instituto Pindorama.
Quer transformar Nova Friburgo e região em um local de aprendizado, trocas de saberes e união, colocando-os na rota do movimento de transformação global. Estamos em uma região com grande riqueza de recursos naturais e manejá-las com sabedoria pode prevenir desastres naturais, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sua primeira edição aconteceu em 2016, como uma das atrações do SILABAS (Simpósio Latino-americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade).
Em 2017 se tornou um evento próprio e passou a ocupar o corredor cultural da Praça do Suspiro, no Centro. Nos anos seguintes, se tornou presença garantida no calendário anual friburguense.
Com a pandemia da Covid-19, em 2020, o festival foi cancelado, mas para evitar passar um ano sem compartilhar conteúdo sustentável foi criada a edição virtual do SILABAS. O formato online permaneceu em 2021.
Já passaram pelo festival nomes como o do arquiteto Marcelo Rosebaun, da ativista Bela Gil, do bioarquiteto holandês Johan Van Lengen, do construtor civil alemão Jorg Stamm, do arquiteto colombiano Jaime Peña e a arquiteta ucraniana Irina Biletska.