Pesquisa teve como base o site do Legislativo friburguense e Município só perde para o Rio de Janeiro
Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos Políticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) verificou a transparência das atividades legislativas nos municípios do estado do Rio de Janeiro. Foram quatro categorias: atividade legislativa, atividade administrativa, atendimento ao cidadão e usabilidade com seguintes critérios básicos: integralidade; linguagem clara; atualidade; série histórica; e dados abertos.
Cada categoria ainda é subdividida em indicadores, 39 ao todo, como recursos de acessibilidade, contratos firmados, divulga terceirizados, folha de pagamento, acesso à ouvidoria, resultado das deliberações em plenário, dentre muitas outras que levam o dia a dia da Câmara ao cidadão.
A pesquisa foi realizada entre 25 de agosto e 30 de outubro de 2022. Neste período, três pesquisadores realizaram isoladamente visitas aos sites das Câmaras Municipais objetivando avaliar os indicadores de Transparência elaborados.
O ex-presidente da Câmara Wellington Moreira (2021-2022), ressaltou as medidas para que o Legislativo friburguense tivesse um bom desempenho na avaliação.
“Reconhecimento resultado alcançado isso acontecesse e a importância para cidade colocar-se adiante, com uma administração que a sociedade cobra cada vez mais. “Implantamos o pregão eletrônico, adesivamos os carros oficiais, inscrevemos a Câmara no programa nacional de prevenção à corrupção. A transparência só auxilia a boa gestão. Estou muito orgulhoso desses dois anos como presidente, isso é fruto do trabalho bem feito de toda uma equipe”, comemorou Wellington que “passou o bastão” para o vereador Max Bill, na presidência da Câmara.
Ranking de transparência dos portais das Câmaras de Vereadores do Estado do Rio de Janeiro:
- Rio de Janeiro: 91,43
- Nova Friburgo: 85,64
- Macaé: 85,63
- Porto Real: 83,24
- Seropédica: 82,46
- Mangaratiba: 82,43
- Miguel pereira: 81,54
- Cabo Frio: 81,21
- São Pedro da Aldeia: 80,67
- Quatis: 80,17
Redes Sociais do EcoSerrano:
Grupo de Whatsapp 2
Grupo de Whatsapp 1 (lotado)
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano