Início da semana é marcado por repúdio aos atos antidemocráticos em Brasília-DF

107 visualizações

Entidades jurídicas, empresariais, políticas e de imprensa manifestaram-se contra as ações de vandalismo e atitudes criminosas na capital federal

Nas últimas 48h diversas setores da sociedade civil, esportiva, empresarial, comercial, imprensa e política emitiram notas de repúdio condenando a barbárie ocorrida em Brasília-DF no último domingo, 8. Foram mais de 1.500 bolsonaristas presos em flagrante.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) assinou nota conjunta com o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça (TJRJ), a Assembleia Legislativa (Alerj), a Defensoria Pública (DPRJ) e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) em repúdio aos violentos atos cometidos contra o regime democrático brasileiro no domingo (08/01) em Brasília.

A manifestação assevera que a liberdade de expressão das diversas correntes políticas deve ocorrer sem violência ou ameaças que ponham em risco a coexistência pacífica dos diferentes segmentos da sociedade. “A luta pela democracia é pacífica e a manifestação da vontade popular, vertida no resultado de eleições diretas, livres e secretas, é o sinal máximo da autoridade do povo brasileiro em nosso sistema representativo”, diz a nota.

No documento, as instituições reiteram seu empenho no combate a qualquer iniciativa que possa ameaçar o Estado Democrático de Direito e afirmam que a democracia encontrará um bastião seguro para sua defesa no Estado do Rio de Janeiro.

A FIRJAN também emitiu uma nota sobre os acontecimentos na capital do país. “São condenáveis os atos que extrapolam os limites da democracia, promovem depredação do patrimônio público e o desrespeito às instituições e aos símbolos do estado, como os que ocorreram em Brasília, neste domingo, 8/1. A Firjan reafirma seu compromisso com a democracia e com a construção de um ambiente econômico, social e político que caminhe na direção do desenvolvimento do país”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou hoje (9) nota em suas redes sociais, em que repudia o uso da camisa da seleção por manifestantes antidemocráticos, que ontem (8) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, em Brasília.

Segundo a CBF, a camisa é símbolo de alegria e deve ser usada para unir e não separar os brasileiros.

“A camisa da Seleção Brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros. A entidade repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo”, diz a nota.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou os ataques sofridos por profissionais de imprensa durante os atos de terrorismo em Brasília nesse domingo (8). Muitos profissionais foram agredidos e tiveram os equipamentos roubados por integrantes do movimento que destruiu o patrimônio público.

Em nota, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Ernesto Marques, destacou que os ataques não ficaram restritos à Brasília. “A Nação assiste, atônita e estarrecida, às cenas lamentáveis de invasão do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto por terroristas bolsonaristas, em atos golpistas que haviam sido previamente anunciados nas redes sociais. Trata-se de inédita agressão ao Estado Democrático de Direito, que tem de ser punida com os rigores da lei. A Associação Brasileira de Imprensa repudia com veemência tais atos de terrorismo e vandalismo e lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia. As autoridades do GDF foram ausentes, para não dizer coniventes. A ABI confia na firmeza do ministro da Justiça, Flávio Dino, e espera que a ordem seja restabelecida o mais rapidamente possível.”

Redes Sociais do EcoSerrano:

Grupo de Whatsapp 1: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb
Grupo de Whatsapp 2: https://chat.whatsapp.com/GAg0MLLFrpy4wSw2ttiC3S
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies