Os verdadeiros responsáveis pela volta do Centro de Convivência do Idoso

Publicado: Última atualização em 399 visualizações

EcoSerrano detalha como foram as tratativas para a escolha da SEF e revela quem de fato é “o pai da criança”

Na 37ª sessão legislativa, ocorrida na noite de terça-feira, 21, teria acontecido uma saia justa entre os parlamentares Professor André e Marcinho Alves, por conta da reativação do Centro de Convivência da Feliz Idade.

Em seu momento de fala, o Professor André teria reforçado sua ligação com o público idoso através de seus projetos, e comemorou o retorno do Centro de Convivência, o qual teria dito ter participado das tratativas desde o início. Em seguida, o vereador Marcinho fez questão de parabenizar o colega José Roberto Folly, dando ao parlamentar os créditos por ter tomado à frente a discussão que ratificou a SEF como novo espaço para o Centro de Convivência.

Durante a fala de Marcinho, a vereadora Maiara Felício teria indicado ao colega que também parabenizasse o Professor André. Em resposta, Marcinho teria dado a entender que o parlamentar não participou das tratativas e que o pontapé inicial foi dado pelo vereador José Roberto Folly, que confirmou a informação ao portal.

O EcoSerrano fez uma investigação minuciosa e obteve informações exclusivas a respeito de todo o processo que deu início às negociações até o momento de assinatura do contrato.

Quem de fato merece os créditos?

Segundo uma publicação do vereador José Roberto Folly, no dia 12 de dezembro de 2021, aconteceu a primeira reunião para tratar sobre a possibilidade da SEF ser o novo espaço do Centro de Convivência da Feliz Idade. Nesta reunião estavam presentes o então secretário de Assistência Social e Governo, Marcinho Alves, representantes da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF): João Schlupp, Tony Ventura (presidente e vice) e o prefeito Johnny Maycon, como mostram as fotos abaixo.

Segundo o parlamentar, foi a própria diretoria do clube quem o procurou para pedir uma reunião com o prefeito a fim de colocar o espaço da SEF à disposição. De acordo com a publicação, o Prefeito Johnny Maycon se mostrou empolgado e agradeceu aos diretores do Clube pela sensibilidade e pró-atividade em estabelecer a parceria.

Ainda em dezembro de 2021, Marcinho Alves, então secretário, pediu que uma equipe da Assistência Social, visitasse o local junto com o vereador José Roberto para avaliar o espaço. Em janeiro deste ano, após a visita, a equipe técnica da secretaria deu o aval para que Marcinho abrisse o processo de locação do espaço.

Marcinho passou a dar atenção especial ao tema e abraçou a causa. Diariamente, o então secretário entrava em contato com o setor de avaliação de imóveis para pedir agilidade no processo a fim de que as negociações pudessem avançar.

Em janeiro deste ano, teria sido constatado que o processo de locação da SEF estaria pendente porque havia apenas um funcionário designado para analisar as avaliações. Em sua mesa, ao que parece, existiam outros processos relativos à Secretaria de Educação, tidos como prioridade. Para piorar, o setor de avaliação precisou pausar suas atividades por conta da Covid-19. 

Neste período, em fevereiro deste ano, Marcinho Alves retornou para seu mandato de vereador, na Câmara Municipal, sendo substituído por Simone de Almeida. Apesar do desejo de José Roberto, à época, o processo para locação do imóvel não evoluiu.

De acordo com alguns ex-servidores da secretaria de Assistência Social, a ex-secretária teria recusado o espaço, mas não teria apresentado uma justificativa. Ainda segundo esses ex-servidores, uma hipótese que circulou nos bastidores para a recusa, seria sua proximidade a um parlamentar ligado à causa da terceira idade, mas que por estar “de fora” deste processo, ficou incomodado. A informação não foi confirmada.

Após a saída de Simone de Almeida, no final de maio, veio a confirmação da notícia de que a SEF seria a sede do novo espaço de convivência do idoso. Este segundo momento, no qual as tratativas avançaram teve a participação do vereador Max Bill, a quem José Roberto faz sempre questão de lembrar. A informação foi divulgada em primeira mão pelo EcoSerrano.

O vereador José Roberto confirmou ao portal que o presidente da SEF assinou o contrato no último final de semana e no início da tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito Johnny Maycon também assinou. Os termos do contrato serão publicados no Diário Oficial.

Com a situação resolvida, os parlamentares Marcinho Alves e José Roberto comemoraram e também receberam diversos elogios pela condução da reativação do Centro de Convivência, algo muito desejado e cobrado pelos idosos.

Mal estar

O prefeito Johnny Maycon divulgou um vídeo ao lado do Professor André, em que anunciava a assinatura do contrato. Tanto o Prefeito quanto o vereador comemoraram o momento e destacaram seus próprios empenhos para que a população idosa tivesse de volta suas atividades gratuitas.

Chamou atenção o fato de que em quase dois minutos de vídeo, a dupla não tenha  mencionado o nome dos colegas José Roberto Folly (a quem a diretoria da SEF procurou e manteve contato) e de Marcinho Alves, que enquanto secretário teve participação importante no processo.

Ao ver o vídeo, o vereador José Roberto Folly teria ficado chateado com a situação.

Reincidente

Esta seria a segunda vez em dois meses que o prefeito causa uma saia justa na Câmara. Em abril, a vereadora Maiara Felício teria mostrado um grande descontentamento ao ver seu projeto de lei que garantia a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade – já aprovado pela Câmara – vetado pelo Prefeito, ao mesmo tempo em que o chefe do Executivo lançava um programa similar para distribuição dos mesmos itens.

A parlamentar teria dito em sessão na Câmara que se sentiu uma palhaça. “Pareceu uma manobra, uma intenção de mostrar para a população, dizer nas redes sociais, como se a ideia fosse do Executivo”, reclamou à época.

Inauguração em julho

A partir de 1º de julho os idosos poderão desfrutar de diversas atividades como dança, ginástica, exercícios de musculação, artesanato, inclusão digital, palestras educativas, bingos e bailes, além de lanches, entre outras, tudo gratuito.

“Deixamos aqui, à direção do clube, o agradecimento, por se apresentarem para somar esforços, para o avanço do município, assim como tem sido com várias outras instituições locais. Juntos fazemos a diferença”, agradeceu Zé Roberto.

Vereador José Roberto Folly e o prefeito Johnny Maycon
Marcinho na primeira reunião para tratar do Centro de Convivência

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies