Bastidores da política: Prefeito quer lançar vereador do próprio partido e atual presidente, que também é aliado, não teria gostado da concorrência. Polêmica vai gerar impactos na população
A escolha do próximo presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo promete movimentar os bastidores políticos e acirrar disputas entre aliados do prefeito Johnny Maycon (PL) e o atual presidente da Câmara, Max Bill (MDB). Nos últimos dias, a possibilidade de um vereador do PL assumir a liderança do Legislativo criou um cenário de tensão e polêmica, especialmente entre o prefeito reeleito e o MDB, partido do atual vice-prefeito, Rodrigo Ascoly, e de Max Bill.
Com a nova composição do Legislativo, o PL – que terá seis das 21 cadeiras da Câmara – deseja consolidar sua influência elegendo um presidente do próprio partido para o biênio 2025/2026. O nome mais cotado para representar o PL é o de Dirceu Tarden, que, segundo informações obtidas pelo jornal EcoSerrano, é o preferido do prefeito. Tardem teria um perfil próximo do desejado pela alta cúpula da Prefeitura: alguém mais aberto a trabalhar alinhado com a gestão e que não se oporia em caso de uma possível rota de colisão, diferentemente dos outros nomes cogitados e, até, do atual presidente.
Além dele, os vereadores Carlinhos do Kiko e Cláudio Leandro também são considerados opções viáveis. A escolha final deverá ser feita em uma reunião do prefeito com os vereadores eleitos, com o objetivo de unificar o apoio em torno de um nome que represente a linha de atuação desejada pela gestão.
Possível ruptura com Max Bill gera tensão nos bastidores
Max Bill, atual presidente da Câmara, anunciou sua intenção de concorrer à reeleição e, conforme indicam fontes, não teria gostado da possível perda de apoio para a continuidade no cargo. A movimentação do PL para lançar um candidato próprio pode resultar em um afastamento de Max Bill do grupo governista, com impacto na articulação política da gestão municipal. Bill, aliado importante de Johnny Maycon durante seu primeiro mandato, já estaria buscando apoio dentro de seu partido na Baixada Fluminense para consolidar sua candidatura.
NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano