Funcionários concursados foram retirados de seus cargos após as eleições sem motivo. Um dos servidores chegou a denunciar um grande escândalo: despejo de lixo químico e tóxico na rede de águas da cidade. Veja os detalhes
Servidores da Saúde Pública de Nova Friburgo denunciaram possíveis atos de perseguição política por parte da administração municipal, por meio do prefeito Johnny Maycon. Após as eleições, profissionais como Jorge Jandre e Janaína Schuenck alegam terem sido removidos de seus postos no Hospital Municipal Raul Sertã sem justificativa plausível. Segundo eles, os remanejamentos estão relacionados às suas posições críticas à atual gestão e à participação em partidos de oposição (Foto de capa: arquivo 2023, retrata protesto pelo aumento do piso salarial).
Histórico de Denúncias e Envolvimento Político
Jorge Jandre, servidor com mais de 30 anos de atuação na saúde pública, destacou seu histórico de denúncias e atuação no Conselho Municipal de Saúde, dissolvido pela administração do prefeito Johnny Maycon, e militou pela implementação do piso salarial da enfermagem.
Jandre, inclusive, foi o autor de uma denúncia bombástica em 2022, durante uma audiência pública, veiculada com exclusividade pelo EcoSerrano. Funcionários da Saúde, do Hospital Municipal Raul Sertã, do setor de Raio-X, à época, estariam despejando lixo químico irregularmente na rede hídrica da cidade, com potencial dano ecológico e à saúde dos moradores da cidade sem precedentes, segundo ele. E tudo com o conhecimento da então secretária de saúde, Nicole Cipriano.
Já Janaina Schuenck ressaltou a mudança abrupta de escala de trabalho e a perda de benefícios, como insalubridade de 40% para 20%, além do adicional noturno. Ambos afirmam que os remanejamentos ocorreram 48 horas após as eleições e sem aviso prévio, o que, segundo eles, configura perseguição política.
Denúncias Formais e Ações Legais
Os servidores buscaram assistência na Defensoria Pública e apresentaram denúncias ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Estadual. Também planejam acionar o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) contra a coordenação que realizou as transferências.
“Não fomos respeitados por nossas opiniões em um estado democrático”, desabafou Janina. Para ela e Jandre, as transferências são uma tentativa de silenciar críticas à gestão, especialmente em um setor sensível como a saúde pública.
Resposta da Prefeitura
Até o momento, a Prefeitura de Nova Friburgo não emitiu esclarecimentos formais sobre as acusações ou justificativas para os remanejamentos. O EcoSerrano entrou em contato com o secretário de Saúde Gabriel Wenderroschy e o Prefeito Johnny Maycon, no dia 8 de outubro, mas até o presente momento, não houve resposta.
NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano