Informações públicas são dificultadas pela Prefeitura de Nova Friburgo

Transparência da Prefeitura de Nova Friburgo preocupa

185 visualizações

Avaliação detecta problemas na divulgação de informações importantes para a população. Câmara Municipal obtêm ótimo desempenho 

A avaliação da transparência na Prefeitura de Nova Friburgo revela pontos bons, críticos e áreas que necessitam de melhorias significativas. Dos critérios avaliados, vários não foram atendidos, destacando uma necessidade urgente de reformulação e melhor divulgação das informações públicas. A estatística confere à Prefeitura um índice de 50,3% de transparência. Já a Câmara Municipal de Nova Friburgo obteve uma avaliação considerada ótima. A estatística confere à Câmara Municipal o índice de 82,31% no índice de transparência. Os dados foram obtidos através do site da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e são referentes ao ano de 2023.

A partir de agora, os moradores de Nova Friburgo e região serrana contam com um novo canal para compartilhar suas experiências, denúncias e flagrantes através do portal EcoSerrano. LINK PARA O CANAL: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL

 

Prefeitura de Nova Friburgo

Entre os aspectos positivos, a Prefeitura atendeu aos critérios relacionados à estrutura organizacional, acessibilidade, LGPD e Governo Digital e Ouvidoria. No entanto, problemas persistem em áreas fundamentais. Critérios cruciais como a Prestação de Contas e Planejamento Orçamentário, Licitações, informações sobre obras, receitas, recursos humanos, despesas gastas em viagens oficiais e emendas parlamentares indicando a inadequação dessas ferramentas. Além disso, a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a divulgação de relatórios estatísticos sobre pedidos de acesso à informação foram avaliadas negativamente, comprometendo a transparência passiva. Isso quer dizer que a prefeitura também precisa melhorar o acesso às informações sobre contratos e obras públicas, a consulta eletrônica de pedidos de acesso à informação, entre outros. O nível de transparência da Prefeitura de Nova Friburgo é considerado: Intermediário

Dados do Índice de Transparência dos município feitos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
Avaliação aponta pontos positivos e negativos
Dados do Índice de Transparência dos município feitos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
Apenas 50% é o índice de transparência da Prefeitura

Câmara Municipal

De acordo com os dados da Atricon, o nível de transparência da Câmara Municipal de Nova Friburgo é elevado. Destacam-se as informações sobre despesas diárias, despesas com viagens, convênios e transferências, informações prioritárias, licitações: Intermediário, informações institucionais e acessibilidade que obtiveram entre 90% e 100% de êxito na avaliação.

Dados do Índice de Transparência dos município feitos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
Avaliação da Câmara Municipal é considerada elevada
Dados do Índice de Transparência dos município feitos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
Índice de transparência da Câmara de Vereadores é considerado bom

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Whatsapp EcoSerrano Ocorrências: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL

Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)  
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies