Nas imagens, Johnny aparece criticando a gestão de Renato Bravo sobre a desvalorização salarial dos servidores e disse que não faltavam recursos para festas e funcionários nomeados
Na última segunda-feira, 20, o vereador Marcinho Alves resgatou um vídeo do Prefeito Johnny Maycon de maio de 2018 na época em que o Chefe do Executivo era parlamentar e cobrava do então prefeito Renato Bravo uma valorização salarial dos servidores público. O vídeo foi publicado nos stories de Marcinho..
Na ocasião, Johnny Maycon foi para a frente do prédio da Prefeitura e, em um carro de som, discursou de forma acalorada para profissionais da educação municipal sobre os gastos da municipalidade que focava nas festas do bicentenário friburguense, em tese, sem retorno financeiro para a cidade, enquanto os servidores tinham seus vencimentos com valores baixos.
No vídeo, Johnny Maycon ainda chamou atenção para a quantidade de servidores nomeados na Prefeitura de Renato Bravo e o quão caro eles custavam aos cofres públicos. À época, eram 742 servidores em cargos comissionados que, segundo Johnny Maycon, custavam cerca de R$ 4 milhões.
No início de 2023 ano, a Prefeitura – já na gestão de Johnny Maycon – publicou em Diário Oficial, no dia 3 de janeiro deste ano, a criação de 760 cargos em comissão. Somente estes cargos correspondem a R$ 2.479.625,72 na folha salarial do município. Atualmente, são 829 servidores (dados de fevereiro de 2023, no Portal da Transparência) ocupando cargos em comissão. O excedente de 69 pessoas, somados aos valores de gratificações concedidas, além do pagamento de horas extras, pode até ultrapassar o valor criticado na gestão anterior.
Câmara rejeita audiência pública
O vídeo vem à tona em meio a polêmica da proibição de Johnny Maycon na realização de horas extras e contratação de profissionais terceirizados. A justificativa é de que o Executivo está perto de ultrapassar os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além desta medida, surgem os boatos de demissões em diversas secretarias. Ao que parece, a pasta que poderá ser mais atingida, caso os boatos se concretizem, é a Secretaria de Saúde.
Na última terça-feira, o vereador Marcinho Alves teve negado o seu pedido para realizar uma audiência pública sobre o assunto com o objetivo de trazer mais transparência à discussão. Por maioria de 13 votos contra e 6, a Câmara Municipal não ouvirá os servidores a respeito do tema. Os vereadores que votaram a favor da audiência pública acusam o prefeito Johnny Maycon de interferir na votação ao falarem que ele poderia ter orientado os vereadores da base a se posicionarem contra a realização da audiência pública.
O EcoSerrano entrou em contato com o Prefeito Johnny Maycon e com a Subsecretaria de Comunicação a respeito do vídeo e do atual cenário, mas até o final desta reportagem o portal não obteve retorno.
A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.
Redes Sociais do EcoSerrano
Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)
Grupo de Whatsapp 1 (lotado)
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano
1 comentários
É lamentável o que temos assistido. Elegemos um prefeito e ganhamos outro.
As pessoas não mudam. O poder mostra o lado que predomina.