Após pressão de moradores, Prefeitura obtém sinal verde para construção de unidade de saúde em Lumiar

242 visualizações

CAIXA Econômica deu aval para liberar quase R$ 1 milhão fruto de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga para Posto de Urgência e Emergência. Obra precisa ser concluída até dezembro de 2023 e projeto ainda vai passar por licitação

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou na última segunda-feira, 12, que a Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou o projeto para a construção de uma unidade de urgência e emergência no distrito de Lumiar. Com isso, a CEF vai liberar R$ 930.600,00 fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga para a execução da obra. 

O projeto foi desenvolvido pela enfermeira Eliana Manarelli, moradora da região que atuou durante muito tempo no 5º distrito e conhece bem a realidade local. A unidade foi pensada para realizar os primeiros socorros aos pacientes, desde realizar suturas, imobilizações, oxigênio, a pacientes mais graves que precisassem ser transportados para o Raul Sertã com maior segurança.

A iniciativa logo foi abraçada pelos moradores da região, bem como da AMA Lumiar, que desde 2018 tem lutado de forma incansável para a implementação da unidade. Mesmo a comunidade monitorando, a gestão anterior, do prefeito Renato Bravo, perdeu o prazo para a aprovação do projeto e, consequentemente, a liberação da verba pela Caixa. Após esforços dos moradores, por meio da AMA Lumiar, a verba foi readquirida, com prazo para 14 de dezembro deste ano para aprovação do projeto.

Na última semana, os moradores mostraram preocupação pela proximidade da data limite para a aprovação da Caixa, após serem informados que o banco havia sinalizado pendências à Prefeitura e que, até novembro passado, aparentemente, não havia dado uma resposta. Diante disso, os moradores aumentaram a pressão e entraram em contato com o EcoSerrano que publicou uma reportagem.

 A matéria surtiu efeito e quatro dias depois, o município anunciou a liberação do dinheiro. A próxima etapa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é dar início ao processo de abertura da licitação para a contratação de uma empresa responsável pela construção do futuro pronto atendimento.

Segundo a Prefeitura, após o início das obras, a unidade levará cerca de sete meses para ficar pronta. De acordo com o documento enviado pela Caixa Econômica, a Prefeitura tem até dezembro do próximo ano para concluir a obra. Uma especialista em licitação consultada pelo EcoSerrano alertou que o processo de abertura de licitação é demorado e chega a durar meses. Para não perder mais um prazo, o Executivo teria que finalizar os trâmites até meados de abril e iniciar as obras até maio de 2023.

Fátima Guerreiro é membro de uma comissão que acompanha o caso, ressaltou que a liberação da emenda parlamentar é apenas uma etapa para a realização do sonho antigo dos moradores da região.

“Temos que agradecer a todos que acreditaram ser possível e nunca desistiram de lutar para sua concretização. Logo, continuaremos na luta até o descerrar da fita de inauguração. Temos que agradecer ao nobre Deputado Federal Glauber Braga e sua equipe. Também não podemos esquecer de parabenizar a Comissão de Acompanhamento que nunca deixou de acreditar que era possível. Parabenizar as Gestões da AMASPS de 2016/18 a 2018/2020. Temos que parabenizar a AMA Lumiar, que nunca desistiu. Por fim, a luta continua e nunca poderemos colocar nas mãos dos outros essa obrigação, nós temos que fazer e acreditar que um sonho pode tornar-se realidade”, disse ao EcoSerrano.

Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Redes Sociais do EcoSerrano:
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Youtube: EcoSerrano

Foto da reportagem: Instagram Belezas de Lumiar

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies