Foram cerca de três meses sem os serviços. Demanda reprimida faz Secretaria de Saúde aumentar número de coletas semanais, de 1.205 para 1.710 exames
Bastou o EcoSerrano fazer uma reportagem sobre a não realização de exames laboratoriais desde outubro do ano passado que a Secretaria de Saúde, anunciou o retorno dos exames para esta semana. De acordo com informações obtidas pelo EcoSerrano, pacientes do SUS conseguiram marcar a coleta das amostras para esta sexta-feira, 10, por exemplo. Não se sabe se os exames já começaram a ser realizados.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou na última sexta-feira, 3, por meio das redes sociais, o aumento do número de cotas semanais de exames laboratoriais que serão realizados pelo SUS de Nova Friburgo. Todas as unidades terão um acréscimo de vagas, o que possibilitará mais marcações por semana para a população friburguense.
- Na UBS do Suspiro a quantidade aumentou de 120 para 150;
- Na UBS de Conselheiro Paulino de 130 para 150;
- Na UBS de Olaria de 100 para 150;
- Nas unidades mistas do Cordoeira de 90 para 150
- Em São Geraldo de 100 para 150.
- Nas Estratégias de Saúde da Família todas aumentaram de 25, 30 e 35 para 50 exames semanais.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a projeção do número de exames semanais este ano terá um aumento de 1.205 para 1.710.
Quase três meses sem coleta de exames
No dia 1º de fevereiro, os contratos de pouco mais de R$755 mil reais cada, foram assinados com cinco empresas para a realização dos exames: Intermed, Rodolpho Albino, Biogram, Laboratório Cordeirense e Laboratório Motovum. Foram cerca de três meses sem o serviço.
“O processo público, que teve sua tramitação iniciada em agosto de 2022, foi finalizado no final desta quinta-feira, 02. Infelizmente o chamamento demorou mais tempo de conclusão do que o previsto, devido aos recursos que foram solicitados pelas empresas participantes. O último contrato foi finalizado em 04 de janeiro, entretanto, ainda neste mês, houve agendamentos realizados, provindos das cotas que sobraram de dezembro, quando também haviam vagas disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde entende o transtorno causado e está trabalhando para que não ocorram mais situações como essa”, justificou a Secretaria de Saúde.
A marcação dos exames retomou na última sexta-feira, 3, de acordo com a Prefeitura. “Os agendamentos serão feitos mediante a ordem de urgência, classificado em cores pelos médicos da regulação, ou seja, vermelho, amarelo, verde e azul, respectivamente. Sendo assim, a partir de amanhã, toda a população poderá levar seu pedido à unidade de referência e marcar o dia da realização do exame”.
Redes Sociais do EcoSerrano
1 comentários
Exames de colonoscopia parados em Nova Friburgo…mesmo com código vermelho e urgência