Conselho Municipal de Saúde cobra medidas restritivas contra Covid-19

65 visualizações

CMS quer que Prefeito retorne com obrigatoriedade do uso de máscaras e maior proteção aos profissionais de saúde

Na última terça-feira, o Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo, emitiu uma nota com o objetivo de se posicionar contra a falta de medidas restritivas que possam coibir uma nova onda de Covid-19, no Município.

A nota contém ainda um alerta ao Prefeito Johnny Maycon para que publique um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras, além de “pecar” na proteção aos profissionais de saúde.

Confira a nota na íntegra:

“Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo vem, através desta nota oficial, se posicionar e alertar ao Chefe do Executivo da PMNF das situações que descreve abaixo: 

I – Protestamos pela forma em que está sendo conduzida a situação, novamente agravada, da Covid-19 em nosso município. Por mais que as informações trazidas, por parte deste governo, sejam positivas, não é o que nosso relatório de fiscalização aponta na direção da realidade atual; 

II – Protestamos pela ausência de um novo decreto, até a data presente, para uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como a exclusão, momentânea, de eventos que favoreçam e estimulem à aglomeração por parte da população; 

III – Protestamos pela ausência de proteção completa, e de qualidade, deixada de ser oferecida aos profissionais de saúde neste momento. 

DAS RECOMENDAÇÕES: 

I – Recomendamos, como órgão fiscalizador e deliberativo, reconhecido pelas leis federais 8080/90 e 8142/90 e demais legislações vigentes, que seja, de imediato, a suspensão de todo e qualquer evento público que favoreça aglomeração de pessoas neste momento de alto índice de positivados para Covid-19 em nosso município; 

II – Recomendamos a compra, emergencial, em caráter de urgência, de EPI de qualidade, de quantidade suficiente, para ser distribuído aos profissionais de saúde, lotados em pontos de risco de contaminação, da rede pública de saúde; 

III – Recomendamos a implantação, imediata, da classificação de risco para adoção de medidas restritivas de controle e combate ao coronavírus na rede hospitalar pública de nosso município.

IV – Recomendamos a publicação de um decreto oficial, que defina o uso de máscara de forma obrigatória em ambientes fechados, incluindo com destaque neste decreto o transporte público e os ambientes escolares. 

No aguardo de um pronunciamento, por parte do governo, nos colocamos à disposição para colaborar nessa direção. A tempo, comunicamos que o CMS se encontra fechado, sendo higienizado, já que alguns Conselheiros positivaram para Covid-19. Todo o trabalho está sendo feito de forma remota, e para tal, colocamos o e-mail do CMS a disposição. 

O conteúdo desta Nota Oficial, trata-se de uma deliberação desta entidade, aprovada por unanimidade, pelo plenário deste Conselho, reunido no dia 06, do presente, nas instalações da CMNF. Publique-se no Diário Oficial.

Nova Friburgo, 13 de Junho de 2022. 

Cordialmente 

Roberto Monnerat 

Presidente 

Denise Lopes (Usuário), Guilherme Junior (Usuário), 

Drº. Alexandre Vieiralves (Profissional de Saúde), Alexandra Rodrigues (Gestor) Comissão Executiva”

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!