Reconhecimento: Mesmo com pouca estrutura, Secretaria da Casa Civil conseguiu finalizar projeto a tempo de enviar para CEF e obter aval para liberação da verba, fruto de emenda parlamentar do deputado Glauber Braga
Na última segunda-feira, 12, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que a CAIXA Econômica Federal (CEF) autorizou a liberação da verba de pouco mais de R$ 900 mil para a construção de posto de urgência e emergência no distrito de Lumiar. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar, disponibilizada pelo deputado federal Glauber Braga.
Apesar de ainda não constar no sistema da CAIXA como aprovado, o município já recebeu do banco o sinal verde. As próximas etapas vão compreender o processo de licitação (que pode durar alguns meses), o início e a conclusão das obras, que, segundo o Executivo, tem previsão de sete meses. De acordo com o documento da CAIXA, a Prefeitura precisa concluir as obras até dezembro de 2023.
Explicando o projeto
Eliana Manarelli, enfermeira, atuou diretamente no programa Saúde da Família por 12 anos em Lumiar e São Pedro da Serra, foi a autora do projeto, junto com o Dr. Luiz Henrique Conde Sangenis, com quem atuou durante o período em que trabalhou na região. Eliane explicou que, durante este tempo, sentiu a necessidade de se ter uma unidade de urgência e emergência que possibilitasse desde os primeiros socorros básicos a procedimentos mais invasivos, necessários para salvar vidas de pacientes que precisassem ser transportados até o Hospital Raul Sertã.
O “gatilho”, segundo a enfermeira, aconteceu ao receber o convite durante a gestão de Heródoto Bento de Mello (2008/2012) para ser responsável pela coordenação de Saúde Família, na qual atuou na zona rural. Para cada local, ela montou uma “bandeja de parada cardiorespiratória”, porque viu a necessidade, diante da distância de quase 40 km do Hospital Municipal Raul Sertã, de atender em caráter de urgência um paciente que precisasse desse atendimento e evitar um possível óbito por não haver essa estrutura.
“Quando eu trabalhava lá tínhamos materiais para sutura, material injetável, mas depois retiraram alegando que o local era uma unidade de atenção básica e não era para realizar esses tipos de procedimentos. Muitos moradores e turistas morreram por conta dessa falta de estrutura. Daí nasceu esse projeto, que ficou mais de 15 anos engavetado”, disse Eliana.
Ao entrar para a associação de moradores do distrito, Eliana elaborou o projeto da unidade. A ideia foi aprovada quase que por unanimidade e selecionada para receber a emenda parlamentar do Deputado Glauber Braga.
Com a unidade pronta, os próximos passos serão a aquisição dos equipamentos, mobília e contratação de profissionais. Eliana acredita que a emenda parlamentar de Glauber será suficiente para a conclusão das obras. “Dá para construir a unidade com esta verba. A partir das obras finalizadas, será preciso conseguir mais verbas para mobiliar e comprar o material médico necessário. Com a Prefeitura ficaria a parte da compra de insumos e recursos humanos”.
Secretaria de Casa da Casa Civil se empenhou para conseguir aprovação dentro do prazo
O EcoSerrano cometeu um equívoco. Mesmo os moradores da região de São Pedro da Serra e Lumiar terem pressionado ao longo dos últimos anos pela aprovação da unidade de saúde e terem tido participação importante durante o processo, o portal não prestou o devido reconhecimento a Secretaria da Casa Civil, que, com uma equipe reduzida, trabalhou de forma incansável para que o projeto pudesse ser aprovado a tempo, pela CEF.
Apesar da grande responsabilidade incutida ao Prefeito Johnny Maycon e a Secretaria de Saúde, que, de acordo com alguns moradores, poderiam ter dado uma atenção maior à situação, foi graças aos servidores públicos da Casa Civil, composta por um corpo técnico de qualidade, que a execução do projeto está garantida. A grande realidade é que, praticamente todos os projetos desta natureza passam pelas mãos dos servidores desta pasta. No entanto, na hora da concretização destes projetos, a secretaria não é mencionada.
“Às vezes as pessoas não sabem a complexidade que é este trabalho que é árduo e competente. Ele vem da equipe técnica da Subsecretaria de Projetos e da Subsecretaria de Convênios, no âmbito da Casa Civil. É mérito de todas essas equipes, mais a parte jurídica”, disse o secretário Pierre de Moraes.
De acordo com o gestor, diretores da CAIXA ao visitarem a pasta fizeram elogios ao corpo técnico diante da estrutura disponibilizada. “Temos a responsabilidade de fazer levantamentos volumosos, com dados técnicos, dados de orçamento, elaborar relatórios, enviar para os órgãos de controle, fazer os reparos e atualizações necessários e tudo dentro do prazo, muitas vezes curto. A equipe da CAIXA quando veio aqui, ficou impressionada com a nossa estrutura de poucas pessoas, e como elas conseguem dar conta de um monte de projetos complexos. São pessoas técnicas e que merecem o reconhecimento”, ressaltou Pierre.
“A equipe da Casa Civil vem se desdobrando ao longo desse tempo e, quando o resultado acontece, muitas pessoas não ficam sabendo que por trás houve muito empenho do nosso setor. A Casa Civil é uma secretaria que trabalha em prol das outras pastas, mas não aparece tanto”, finalizou.
Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb
Redes Sociais do EcoSerrano:
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Youtube: EcoSerrano
1 comentários
rJwWyVolgQxY