Taxa de cobertura vacinal caiu de 93% para 71%. Em Nova Friburgo, apenas 40% das crianças estão vacinadas contra pólio. Ideal é 95%
Na última segunda-feira, 17, comemorou-se o Dia Nacional da Vacinação, e os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda brusca: caiu de 93,1% para 71,49%. De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número coloca o Brasil entre os dez países com menor cobertura vacinal do mundo.
A baixa cobertura vacinal no país deixa a população infantil exposta a doenças que antes não eram mais uma preocupação, como o sarampo, que foi erradicado no país em 2016 e em 2018 voltou para a lista de doenças no Brasil. Além do sarampo, outras doenças que correm o risco de voltar a acometer as crianças são a poliomielite, a meningite, a rubéola e a difteria.
A pandemia de Covid-19 agravou as baixas coberturas. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, “as recomendações das autoridades sanitárias de distanciamento social e outras medidas não farmacológicas afastaram a população das unidades de saúde para se vacinarem”.
De acordo com o site da FioCruz, o Projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), ao lado da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), visa implementar ações de apoio estratégico ao Programa Nacional de Imunização (PNI) para reverter a trajetória de queda nas coberturas vacinais dos Calendários Nacionais de Vacinação – da Criança, do Adolescente, do Adulto e Idoso, da Gestante e dos Povos Indígenas e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis, cujas vacinas são disponibilizadas gratuitamente para a população, nos postos de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apenas 40% das crianças se vacinaram contra a poliomielite em Nova Friburgo
Após os questionamentos do EcoSerrano, a Secretaria de Saúde começou uma campanha para vacinar crianças contra a poliomielite em Nova Friburgo. De acordo com as informações da pasta, apenas 40%¨do público alvo está imunizado, quando o ideal é que a cobertura vacinal seja de 95%. O Ministério da Saúde e o governo do estado orientaram que todos os municípios intensifiquem as ações de continuidade de imunização das crianças até dia 27 de outubro.
Segundo a Secretaria, as doses continuarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo e Cordoeira.
Semanalmente, a equipe da Coordenação de Imunização vai aos bairros mais afastados do centro da cidade com a vacinação itinerante.
A partir dos dois meses os pequenos já podem receber o imunizante que é aplicado até aos 4 anos, 11 meses e 29 dias.