Durante apagão, pacientes em estado grave e que necessitam de ajuda de aparelhos podem ter sido afetados. Vídeo feito por moradores mostra escuridão. Atitude da prefeitura surpreende. Confira o motivo na matéria
Na noite da última segunda-feira, 23 de setembro, Nova Friburgo enfrentou dois apagões que deixaram a cidade sem energia por quase 30 minutos. Além dos transtornos habituais, um grupo específico da população friburguense teve que lidar com um problema ainda mais grave: a falta de energia no Hospital Municipal Raul Sertã, a principal unidade de saúde da região, que atende a 11 municípios.
O gerador do hospital, que deveria garantir o funcionamento das atividades em caso de queda de energia, apresentou falhas graves, resultando em uma unidade completamente às escuras. Este gerador é propriedade de uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de Nova Friburgo.
NOVO CANAL PARA DENÚNCIAS em Nova Friburgo e região serrana para compartilhar denúncias, acidentes e flagrantes. ACESSE O LINK: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL
Esse episódio acendeu um alerta vermelho por diversas razões, principalmente relacionadas à saúde e segurança dos pacientes. Primeiramente, a segurança em termos de saúde de pacientes que dependem de aparelhos para sobreviver foi severamente comprometida. Em segundo lugar, a unidade mostrou-se despreparada para lidar com situações de crise. Este ano, o Ministério Público do Trabalho emitiu um parecer indicando grandes falhas na gestão do HMRS.
Adicionalmente, o Hospital Raul Sertã tem sido alvo frequente de furtos, afetando não apenas funcionários e pacientes, mas também aumentando o risco de roubo de equipamentos e medicamentos devido à falta de segurança.
Até o momento, de forma surpreendente, a Prefeitura de Nova Friburgo não se manifestou sobre a situação do gerador e nem emitiu algum comunicado que tranquilize as famílias de pacientes internados.
Ao que parece, mesmo com a queda de energia, pacientes com estado de saúde delicado, nada sofreram, mas não há confirmação. O portal EcoSerrano tentou contato com o Secretário de Saúde e o Prefeito Johnny Maycon, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
A Energisa Minas Rio informou que a interrupção de energia que afetou Nova Friburgo, por volta das 19h do dia 23 de setembro, foi causada por uma ocorrência na linha de suprimento de energia, responsável pelo abastecimento à Energisa no município.
Redes Sociais do EcoSerrano
- EcoSerrano Denúncias e Acidentes: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano