Lotes de queijos das marcas Santa Rosa e Buriti foram recolhidos a mando da ANVISA

GRAVE: ANVISA proíbe duas marcas de queijo preferido dos brasileiros

1784 visualizações

Náusea, infecções e vômito. Esses foram os sintomas sentidos por consumidores. Nome das empresas foi revelado e causou surpresa em clientes, por ser um dos produtos mais vendidos do país

No dia 5 de setembro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu a Resolução nº 3.226, publicada no Diário Oficial da União, que suspende a comercialização de alguns lotes de queijo parmesão ralado sem desidratar de 1 kg das marcas Santa Marta e Buritis. A decisão foi tomada após identificar um risco de contaminação por Listeria monocytogenes, bactéria que pode causar infecções graves e até fatais em grupos vulneráveis.

A Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis Ltda., responsável pela fabricação desses produtos e localizada em Buritis, Minas Gerais, recolheu voluntariamente os lotes listados, após a identificação do risco de contaminação. Os lotes interditados das marcas Santa Marta e Buritis incluem os seguintes números:

  • Santa Marta: 190, 193, 197, 202, 205, 206, 213, 214, 218, 219, 223, 225, 227, 228, 230, 232 e 234.
  • Buritis: 191, 207, 209, 215, 218 e 221.

Apesar da suspensão desses lotes, a Vale dos Buritis afirma que os demais produtos da marca continuam disponíveis nos supermercados, e a Anvisa ressalta que outros lotes ou linhas de queijo da Santa Marta e Buritis não foram afetados. Até o momento, as empresas não fizeram declarações públicas sobre o ocorrido, mas garantiram que o problema foi solucionado e, no momento, não há qualquer risco aos consumidores. O espaço está aberto para qualquer manifestação oficial.

Sintomas da Infecção por Listeria monocytogenes

Segundo informações do portal Rede D’Or, a infecção causada pela Listeria monocytogenes, frequentemente encontrada em laticínios contaminados, pode desencadear sintomas como febre, vômito e confusão mental. Esses sintomas são ainda mais preocupantes para pessoas imunossuprimidas, gestantes, idosos e crianças, que correm maior risco de complicações.

A Anvisa orienta os consumidores a evitar o consumo dos lotes mencionados e a procurar assistência médica caso apresentem sintomas após a ingestão dos produtos. A prevenção da listeriose é crucial, especialmente em alimentos que compõem a dieta diária dos brasileiros.

NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies