Cirurgia de grande complexidade foi considerada um dos maiores desafios da medicina do estado. Veja na reportagem todas as informações e o peso do tumor
Um caso impressionante de remoção de tumor chamou atenção na última semana. O médico Dr. Lauro Massaud Conde realizou a retirada de um tumor ovariano ‘gigante’, pesando cerca de 15 quilos, de uma paciente de 47 anos. A cirurgia foi conduzida na Santa Casa de Bom Jardim e considerada um grande desafio médico.
A paciente, residente de Rio das Ostras, vinha enfrentando dificuldades para realizar a cirurgia desde setembro do ano passado. Segundo o Dr. Lauro, ela o procurou no consultório após esgotar as possibilidades de tratamento, inclusive no Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde a complexidade do caso fez com que o procedimento fosse descartado.
“Falei da gravidade e que talvez não fosse possível realizar a cirurgia, mas que poderíamos tentar. Ela me respondeu que não tinha muitas opções. Isso me deu coragem para operar”, relatou o médico.
A equipe responsável pelo procedimento contou com a participação do anestesista Dr. Luiz Eduardo Barros e do cirurgião Dr. Jorge Quintes. O tumor ocupava toda a cavidade abdominal da paciente, dificultando sua respiração e comprometendo sua qualidade de vida.
A cirurgia foi descrita como um procedimento limite, de alta complexidade tanto do ponto de vista anestésico quanto cirúrgico. Felizmente, tudo ocorreu conforme planejado, e a paciente já está em casa se recuperando.
“Ela pediu para compartilhar sua história, pois acredita que boas histórias devem ser contadas”, acrescentou Dr. Lauro.
Casos como este ressaltam a importância de uma equipe médica qualificada e disposta a assumir desafios em prol da saúde dos pacientes.
Fonte: SF Notícias
GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano
1 comentários
Demonstração de amor com o próximo aliada a extrema competência médica ! Parabéns !