Mulher é algemada ao reclamar de demora em atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã

Mulher chega com crise de ansiedade e é algemada, em Hospital de Nova Friburgo

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CONFUSÃO: Após reclamar da demora no atendimento, houve confusão generalizada, atuação da guarda municipal e cenas lamentáveis. Veja o vídeo

Na noite da última segunda-feira (31), uma mulher foi detida no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, após esperar cerca de quatro horas para ser atendida. A paciente chegou à unidade alegando uma crise de ansiedade, mas, ao perceber a demora no atendimento, pediu agilidade, o que gerou uma grande confusão dentro do hospital.

Espera longa e atendimento demorado

Testemunhas relatam que a paciente chegou ao hospital por volta das 16h e, após horas de espera, solicitou informações sobre a demora no atendimento. Segundo depoimentos, uma funcionária da recepção teria dado uma resposta considerada “com deboche”, o que teria levado a mulher a um surto de raiva. Ela teria quebrado equipamentos do hospital e jogou objetos pelo local.

“Ela já estava lá quando eu cheguei, esperando havia quatro horas. Pediu informações na triagem e a moça da recepção falou que ela não podia fazer nada. Aí ela surtou e começou a quebrar tudo”, relatou uma testemunha.

Ação da Guarda Municipal e revolta de pacientes

Dois guardas municipais foram chamados para conter a paciente. Apesar de ela aparentar estar mais calma em certo momento, foi algemada e isso fez com que ela voltasse a se desesperar. A filha da paciente, que é funcionária do hospital, tentou intervir, mas foi afastada pelos PMs.

Pacientes que também aguardavam atendimento se revoltaram com a abordagem, principalmente pelo fato de não haver uma guarda municipal mulher na abordagem. “Não pode um hospital que atende homens e mulheres ter só policiamento masculino. Três marmanjões segurando uma mulher que estava em surto, já algemada”, criticou uma paciente.

Atendimento acelerado após confusão

A confusão parece ter provocado uma reação no hospital. Testemunhas afirmam que, antes da discussão, os atendimentos ocorriam de maneira lenta e arrastada, com apenas duas pessoas sendo chamadas a cada 30 minutos. Depois do tumulto, os atendimentos passaram a ocorrer em um ritmo muito mais rápido, e a fila de espera teria sido zerada em cerca de 30 minutos.

“A triagem estava demorando muito. Um dos atendentes atendia uma pessoa e depois ficava 20 minutos passeando pelo hospital. Depois da confusão, chamaram todo mundo de 5 em 5 minutos e esvaziaram a fila rapidinho”, relatou uma paciente que aguardava atendimento.

Até o momento, não há informação sobre registro de ocorrência na 151ª DP.

Edit: Erroneamente a primeira versão da reportagem informava a atuação da polícia militar na confusão. No entanto, a versão correta é de que a ação foi conduzida pela guarda municipal da Prefeitura de Nova Friburgo.

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