Rio de Janeiro registra aumento de 115% nos casos de dengue

Publicado: Última atualização em 42 visualizações

Prefeitura de Nova Friburgo alerta para “aumento significativo” em casos confirmados da doença no município

A capital fluminense vive um surto de dengue. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde registrou um aumento de 115,6% no número de casos de dengue, entre janeiro e maio deste ano, em comparação ao mesmo período no ano passado. 

Até o momento, cerca de três mil casos foram registrados. Em 2021, no mesmo período, foram cerca de 1.300 notificações. Em todo o ano passado, foram registrados 2.879 casos de dengue. E em 2020 foram 4.435 casos.

Apesar da região serrana não pertencer às localidades que demandam mais atenção quanto ao controle da proliferação de aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya –  a Secretaria Municipal de Saúde alertou para os perigos causados pela dengue.

Até o último dia 22, foram registrados 53 casos de dengue em Nova Friburgo. De abril até o final de maio foi notado um aumento significativo nesses dados.

Em nota ao EcoSerrano, a Prefeitura orienta à população a manter cuidados contínuos contra as arboviroses. “Manter a caixa d’água e lixeiras tampadas, baldes e garrafas com a boca virada para baixo, colocar areia nos pratos de planta, guardar pneus em locais cobertos e limpar o quintal e piscina”, listou o Município.

O que é a Dengue?

A dengue, é uma arbovirose causada pelo vírus da dengue, do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, transmitida por picadas do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro sorotipos do vírus de dengue (1, 2, 3 e 4), para cada um deles o indivíduo desenvolve imunidade permanente e cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença.

A dengue é uma doença febril aguda que pode apresentar um amplo espectro clínico. A maioria dos pacientes desenvolve a forma clínica leve e autolimitada e uma pequena parte progride com sinais de gravidade. O período de incubação é em média de 5 a 6 dias, podendo chegar a 10 dias.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!