Reunião acontece nesta quinta-feira e faz parte da ação “Absorvendo Vidas”. Veja como acessar o encontro
Nesta quinta-feira, 29, a partir das 19h, o Rotary Club de Nova Friburgo vai promover uma reunião virtual com as brasileiras que criaram o absorvente biodegradável de R$ 0,02 e ganharam o Prêmio de Excelência na Suécia – Stockholm Junior Water Prize.
As alunas Camily Pereira e Laura Drebes foram as responsáveis pela nova alternativa sustentável, que visa reduzir o impacto ambiental causado pela degradação dos absorventes femininos na natureza.
Diferente dos absorventes convencionais que são altamente poluentes e levam cerca de 100 anos para de decompor, o absorvente 100% biodegradável Bioabs se desintegra em apenas seis meses.
A reportagem do Portal Ekko Green, conta que a Tese de Conclusão de Curso (TCC) que já levou o segundo lugar no Prêmio Inovar Solvay Rhodia, rendeu ainda a aprovação unânime de 153 alunas da escola que provaram o produto, as quais 83% afirmou que usaria o novo absorvente e 17% disseram que talvez apostasse na versão biodegradável.
Material utilizado
De acordo com o Portal Ekko Green, o BioAbs, nome dado à inovação das brasileiras, é feito com algodão, amido de milho e bucha vegetal; sem nenhum tipo de plástico ou químico em sua composição.
Além disso, os testes feitos com o BioAbs confirmaram que o absorvente 100% biodegradável cumpre a mesma função dos convencionais com toda segurança de sua matéria-prima natural, oferecendo muita maleabilidade e absorção.
As alunas desenvolveram um modelo de absorvente feito com materiais descartados pelos agricultores da região a partir das fibras do pseudocaule da bananeira (parte da árvore que é retirada após a colheita dos cachos) e do açaí juçara.
Como revelou uma reportagem do Portal G1, a pesquisa, chamada “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”, deu origem a uma alternativa barata – o custo é de R$ 0,02 – e ambientalmente sustentável para a confecção de absorventes higiênicos.
Absorvendo vidas
Na última semana, o EcoSerrano divulgou a campanha do Rotary Club de Nova Friburgo, “Absorvendo Vidas”, responsável por coletar doações de absorventes em diversos pontos da cidade. A campanha tem ainda a missão de conscientizar a população friburguense em face da pobreza menstrual.
A reunião desta semana, que também vai contar com a presença da professora Flavia Twardowski, que é Diretora Geral no IFRS-Campus Osório, é promovida pela entidade e faz parte desta campanha. Os interessados em participar poderão acessar a través do link: https://www.youtube.com/rotaryclubdenovafriburgo.