Preocupados com o aumento de óbitos relacionados a depressão, profissionais friburguenses oferecem acompanhamento psicológico a preços acessíveis
A rede de solidariedade em Nova Friburgo continua. Desta vez o foco é na saúde mental. A página no Instagram Friburgo Saudável, com serviços de Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutricionista, Pilates, Fonoaudiologia, e Biomedicina, também realiza um importante serviço de conscientização para as chamadas doenças silenciosas. Com a missão de ajudar as pessoas e transformar vidas, o Friburgo Saudável é formado por um grupo de colaboradores que, dentro de suas áreas , atendem a quem precisa, mas não pode custear, a preços acessíveis.
Diante do aumento de casos de óbitos provocados, ao que parece, por problemas ligados à depressão, a rede vai disponibilizar uma sessão de acolhimento gratuita para ajudar as pessoas que precisem de uma atenção especial e estejam passando por algum tipo de angústia e sofrimento.
A sessão terá a duração de 20 minutos. Caso o paciente precise de acompanhamento psicológico, as consultas posteriores terão um preço popular e acessível.
Para agendar a sessão, basta entrar em contato através do Whatsapp (22) 99824-6953. Mais informações, também, pelo perfil do Instagram.
Brasil é um dos países com maior prevalência de depressão, segundo OMS
A depressão é um transtorno mental associado a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento social, perda de prazer, déficit cognitivo (memória e raciocínio ficam prejudicados), baixa autoestima e tristeza, que interferem na vida diária. Ela afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e que persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos.
Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A médica psiquiatra Juliana Tramontina explica que a depressão é multifatorial. “Fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam para que o indivíduo tenha um episódio depressivo”, detalha.
A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde. A OPAS/OMS aponta ainda a importância da genética em algumas formas de depressão, apesar de indivíduos sem histórico familiar também apresentarem o transtorno. A gravidade, frequência e duração variam de acordo com cada pessoa e suas condições psíquicas.
Sintomas
Alguns sintomas devem ser observados como ponto de alerta para a depressão:
- Humor deprimido, irritabilidade, ansiedade e angústia;
- Desânimo ou cansaço elevado;
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
- Desinteresse, falta de motivação e indiferença;
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio;
- Ideias frequentes e desproporcionais de culpa, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso e pensamentos de morte;
- Interpretação distorcida e negativa da realidade;
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
- Diminuição da libido;
- Perda ou aumento do apetite e do peso;
- Insônia, despertar matinal precoce ou aumento do sono;
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
Redes Sociais do EcoSerrano
Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)
Grupo de Whatsapp 1 (lotado)
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano