Prefeitura reativa Força Tarefa para proteger pessoas em situação de rua

Publicado: Última atualização em 85 visualizações

Vereador Marcinho Alves questiona Secretaria de Assistência Social sobre continuidade das ações, iniciadas em sua gestão, às pessoas em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas Públicas para a Juventude, iniciou na última quarta-feira, 18, uma força-tarefa para amparar as pessoas em situação de rua durante o frio intenso que se anuncia para os próximos dias na cidade.

Para isso, a antiga Casa de Passagem, em Mury, que no ano passado, a pedido do então Secretário de Assistência Social, Marcinho Alves, foi reformada e estruturada para abrigar as pessoas em situação de rua, foi reativada, desta vez a pedido da Secretária Simone de Almeida.

De acordo com a prefeitura, o local foi totalmente limpo e estruturado para a alocação de camas, colchonetes, cobertores e kits de higiene, além da disponibilização de local adequado para banho e higiene pessoal – serviço já realizado na gestão de Marcinho. 

Desde a tarde de quarta-feira, 18, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social foi mobilizada para iniciar a distribuição de um sopão às pessoas em situação de rua, bem como o trabalho de abordagem, orientação e convencimento para que aceitem o auxílio do ponto de apoio montado pela Prefeitura em Mury.

Durante a ação, estiveram presentes, a Secretária, o Subsecretário Diogo Bastos, assim como o Prefeito Johnny Maycon e o vice-prefeito, Serginho.

Requerimento de informação

O vereador Marcinho Alves enviou esta semana um Requerimento de Informação à Secretaria de Assistência Social, a respeito da mobilização da pasta para proteger as pessoas em vulnerabilidade social.

No ano passado, enquanto esteve à frente da Secretaria de Assistência Social, de acordo com Marcinho, a Secretaria desenvolveu diversas ações emergenciais para abrigar as pessoas em situação de rua.

“Com muito empenho, criamos abrigos temporários, como ma Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade, onde os moradores receberam comida, agasalhos, cobertores e acolhimento. Posteriormente, o abrigo foi transferido para Mury até dezembro de 2021. Além disso, conseguimos colchões, cobertores, travesseiros, agasalhos, entre outros materiais, que ficaram disponíveis no Almoxarifado da Assistência Social também criado pela minha gestão. Também compramos itens de ajuda humanitária, para que em qualquer emergência fossem utilizados, planejando assim sobre qualquer urgência que pudesse ocorrer”, listou Marcinho.

Durante o seu momento de fala na 25ª Sessão Ordinária, ocorrida no último dia 5, o vereador expôs a preocupação com uma possível descontinuidade da atual gestão frente ao seu trabalho na Secretaria.

“É muito importante salientar que enquanto eu era Secretário de Assistência Social, em relação às pessoas em situação de rua, foram feitas licitações para compra de alimentação. Hoje (05-05) às pessoas em situação de rua não têm mais alimentação. No abrigo de Duas Pedras as pessoas estão se alimentando por conta de doações. Eu queria entender que políticas públicas são essas. A Secretaria não apresentou soluções e melhorias, eu vejo a pasta desconstruir tudo aquilo que construiu no ano passado”, lamentou o vereador.

Ainda na sua fala, logo em seguida, Marcinho abordou outro tema delicado, relativo às denúncias de ex-servidores da Secretaria de Assistência Social, sobre possíveis atitudes irregulares da Secretária e Subsecretário: “Em breve apresentarei os processos e mostrarei o que está acontecendo dentro da Secretaria. Tenho recebido em meu gabinete e, vai vir para essa Câmara um Requerimento de Informação, de denúncia de uso indevido de carros da Assistência Social e servidores sofrendo assédio”, finalizou.

Marcinho Alves, então Secretário de Assistência Social

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!