Unidade de Saúde de Lumiar começa a sair do papel

448 visualizações

Prefeitura dá início a processo de licitação para contratar empresa que irá construir a unidade de urgência e emergência no 5º distrito. Verba é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga 

A construção da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar pode, enfim, sair do papel. Na última quinta-feira, 16, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou no Diário Oficial Eletrônico o aviso de tomada de preços para contratar a empresa especializada para realização da obra. A nova unidade será construída na Rua Jorge Leopoldo Berbet, s/nº, no 5º distrito.

A tomada de preços será realizada no próximo dia 5, às 9h30, na sala de licitações. A estimativa de valor da obra é de R$ 1.117.116,48, que poderá ser menor, de acordo com o processo número 5.362/2021.

Deputado já destinou verba para construção da unidade

Em 2018, o Deputado Federal Glauber Braga concedeu, através de uma emenda parlamentar, a quantia de R$930.600,00 para a construção de uma unidade de saúde em Lumiar que fosse capaz de realizar atendimentos de urgência e emergência.

Sob a gestão do prefeito Renato Bravo, o prazo para utilizar a verba foi perdido. No entanto, como explicou a moradora Fátima Guerreiro ao EcoSerrano, que também é membro de uma comissão que acompanha a situação, o município conseguiu reverter o problema. Além desta comissão, a Associação de Moradores de Lumiar (AMA Lumiar) acompanha atentamente a situação desde o início em 2018, através da presidente Silvia Faltz e atualmente, Janiele Costa.

Apesar de quase perder o prazo pela segunda vez, a gestão de Johnny Maycon conseguiu realizar os trâmites necessários para liberar a verba junto a Caixa Econômica Federal.

Enfermeira é autora do projeto

O projeto foi desenvolvido pela enfermeira Eliana Manarelli, moradora da região que atuou durante muito tempo no 5º distrito e conhece bem a realidade local. A unidade foi pensada para realizar os primeiros socorros aos pacientes, desde realizar suturas, imobilizações, oxigênio, a pacientes mais graves que precisassem ser transportados para o Raul Sertã com maior segurança.

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)  
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano 

Foto: Instagram Belezas de Lumiar

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!