UPA Conselheiro Paulino - Setor interditado por problemas na estrutura

UPA está afundando e verba de meio milhão de reais pode salvar unidade de saúde em Nova Friburgo

435 visualizações

Grande afundamento causou interdição de setor na unidade. Verba é fruto de emenda parlamentar e só depende da Prefeitura para ser implementada

A recuperação da UPA de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, ganhou novo capítulo após a reunião dos vereadores Priscila Pitta e Marcinho Alves com o deputado federal Luiz Lima, em Brasília, no dia 19 de novembro de 2024. O encontro trouxe a promessa de R$ 500 mil para resolver os problemas estruturais da unidade, que enfrenta afundamento do piso em diversos setores e está parcialmente interditada.

Relembre o Caso

O problema estrutural da UPA, que inclui o afundamento de pisos em áreas como enfermarias, pediatria e banheiros, foi identificado há anos. Muitos desses locais foram isolados com fitas zebradas, impedindo seu uso e comprometendo o atendimento à população.

Em janeiro de 2024, o secretário de Saúde, Gabriel Wenderoschy, esclareceu que a responsabilidade pela manutenção do espaço era da Organização Social (O.S.) contratada para gerir a unidade. Segundo o secretário:

“Conforme contrato de gestão, a manutenção do espaço é de responsabilidade da gestão da O.S., que deixou de realizar os reparos e gerou o problema atual. O Município vem notificando a O.S. desde 24/05/2023, mas sem resposta efetiva. Em 18/10/2023, foi instaurado o processo judicial 0809534-13.2023.8.19.0037, com pedido de tutela deferida em 14/12/2023, dando prazo de cinco dias para as intervenções. Até agora, a unidade não foi citada.”

Apoio Federal e Próximos Passos

O valor prometido pelo deputado Luiz Lima será destinado exclusivamente à reforma estrutural da unidade. No entanto, a liberação da verba depende de ações da Prefeitura, que precisa atualizar o projeto de reforma para garantir o repasse e executar as obras.

Impacto na Saúde Municipal

A recuperação da UPA é fundamental para desafogar outros serviços de saúde e restabelecer a capacidade total de atendimento. A mobilização entre o Legislativo e Executivo demonstra o esforço em solucionar um problema que afeta milhares de friburguenses.

A expectativa é que, com o empenho das autoridades, as obras sejam iniciadas em breve e devolvam à população um espaço seguro e funcional.

NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies