Podem se vacinar pessoas acima de 70 anos que tomaram pelo menos duas doses. Veja porquê é importante se vacinar com o novo imunizante e seus benefícios
A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 27, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Inicialmente, somente os idosos acima de 70 anos, que completaram o esquema primário de imunização (ao menos duas doses) há quatro meses.
Segundo a Prefeitura, a campanha continuará mediante as doses em estoque. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Friburgo estão aptas para aplicar a dose de reforço.
Qual é a diferença desta para as outras vacinas?
Para incentivar os mais descrentes, e até mesmo para trazer mais esclarecimento e informação à população, a Secretaria de Saúde, não explicou em suas redes sociais (por onde a Prefeitura costuma fazer seus anúncios e pronunciamentos), as vantagens e diferenças da vacina bivalente. Mas o EcoSerrano explica.
Segundo os especialistas, esse tipo de vacina têm melhor performance porque na sua composição são incluídos também antígenos que protegem tanto das cepas originais da COVID (aquelas que vieram da China em 2020), quanto da cepa ômicron e suas subvariantes, que são mais de dez e estão circulando atualmente.
A expectativa é que mantenha um nível de anticorpos bom contra a COVID, especificamente em relação à ômicron, por um período mais longo do que as vacinas monovalentes, ou seja, com proteção por mais tempo. Isso significa uma provável maior eficácia contra formas leves e graves da doença, mas esse também é um comportamento individual – cada pessoa responde de um jeito à vacina.
O intervalo de pelo menos quatro meses da segunda dose é justificado porque é esperado que o número de anticorpos no organismo se mantenha em um bom nível, mas começa a cair depois desses quatro meses. Quem tomou apenas duas doses, não precisa esperar para tomar até a quarta, já pode tomar a vacina bivalente.
Redes Sociais do EcoSerrano