Imagens do vandalismo foram divulgadas. Veja na reportagem (Clique em Leia Mais e veja as imagens detalhadas)
Na tarde desta terça-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou imagens do relógio colonial com termômetro analógico localizado no Paissandu, que foi depredado. O ato de vandalismo ocorreu na última segunda-feira, 4 de novembro, no Centro da cidade. Assim que tomou ciência do ocorrido, a Secretaria Municipal de Turismo registrou um Boletim de Ocorrência na 151ª DP para acionar a empresa responsável pela manutenção. A Prefeitura informou que as medidas necessárias já estão sendo tomadas (Veja as imagens detalhadas abaixo).
A Prefeitura considera o equipamento uma atração turística, embora este e os outros seis espalhados pelo município ainda não tenham atraído tanto o interesse dos moradores e turistas. Até o momento, não tem sido comum a manifestação de grande interesse em registrar memórias junto a esses relógios, que custaram mais de R$ 300 mil aos cofres públicos. Ainda assim, avariar, danificar ou destruir qualquer equipamento público é um ato deplorável, pois o valioso dinheiro dos contribuintes friburguenses já foi investido nesses equipamentos e não deve ser desperdiçado ainda mais.
O episódio deixou evidente a importância de investimentos em monitoramento inteligente que não apenas coíbam atitudes de vandalismo, mas também identifiquem seus autores. No entanto, até o momento, não há esclarecimento do Executivo friburguense sobre investimentos que possam assegurar tanto a proteção do patrimônio público quanto a segurança da população.
NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano